A Aline, do blog Leituras, Vida & Paixões, me convidou recentemente para dar um breve depoimento em sua página sobre o que um livro precisa ter para se tornar um favorito. E não é que o assunto ter tudo a ver com o nosso Drops Literário!? Por isso, com a permissão da Aline, aqui estou para deixar a minha opinião acerca disso, e saber a sua também.

Quem também dará seu parecer é a própria Aline. Nada mais justo do que dar voz a quem suscitou o assunto. Aliás, se você quiser conferir a série de posts a respeito, onde ela expôs o meu depoimento junto ao de outras blogueiras, basta clicar aqui. Vale a pena conferir! Agora vamos lá!?

Ilustração. Fonte: Google.

Fran: Costumo ser bastante criteriosa quando o assunto é a avaliação de um livro. Acredito que, graças a quantidade de leituras que realizamos todos os anos, a tendência é nos tornarmos mais exigentes mesmo. Por isso, no meu caso, um livro só ganha a nota máxima quando agrada integralmente. Isso significa que o enredo precisa estar bem desenvolvido; que os personagens devem ser bem construídos; nada de pontas soltas que comprometam o andar da história; que não há extremismos e nem superficialidades; dentre outros. Para favoritá-lo, no entanto, ele precisa de um pouco mais. Todos os que eu considero como preferidos da vida são aqueles que me tocaram profundamente, seja por sua veracidade, seja por sua originalidade. Os meus favoritos são livros que geralmente me fazem chorar, que me deixam de ressaca literária, que me fazem querer comentar/indicar para todo mundo, aqueles que me fazem ter uma relação próxima com os personagens, e os que me fazem refletir suas particularidades e mensagens por dias e dias. São livros cujas histórias ficam gravadas em minha mente e em meu coração. Eu sei que é pedir demais, mas me sinto satisfeita e gratificada ao afirmar que existem livros assim.

Aline: O ponto fundamental para que um história me pegue de jeito é a narrativa. Ela tem que prender minha atenção sem se arrastar demais. Em muitos casos a narrativa salva o enredo. Sabe aqueles livros que te conquistam desde o primeiro capítulo!? Pois bem.
Um segundo ponto que é essencial para mim é a forma como a história e seus personagens conseguem me emocionar, e, acima de tudo, superar minhas expectativas. Geralmente, sinto um tipo especial de conexão com o livro quando o estou lendo e tempos depois quando o pego na estante fico como uma boba relembrando o que senti quando o lia. Você passa por isso!?
Outra coisa que contribui demais para um livro ter uma boa avaliação é o cuidado que da editora com a revisão e diagramação. Mas confesso que não baixo nota se pecarem nesses dois quesitos, já que isso não depende do autor. Porém, quando o capricho supera o normal, isso influencia positivamente a avaliação.


E para você, o que um livro precisa ter para se tornar um favorito?
Até mais!

2 Comentários

  1. Amiga adorei postar sobre esse assunto lá no blog em junho e amei a participação de todas as blogueiras e a sua foi mais que especial. Adorei você trazer um pouco mais do assunto aqui para seu blog e fico feliz em ter podido contribuir de alguma forma. Essa questão de livros favoritos é mesmo particular, mas no fundo todos querem se emocionar com a história. Beijos e um ótimo mês de julho para você!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse é um assunto que dá muito o que falar, Fran. Li o post com teu depoimento no blog da Aline mas deixei para ler os demais posts da série outra hora e esqueci. #Fail Enfim, concordo contigo que o tempo no deixa mais exigentes na avaliação. Mas de toda forma um livro favorito precisa ter um "quê" a mais. E assim como a Aline sempre que olho para eles sinto algo especial. Outro fator importante pra mim pode até parecer loucura, mas meus livros favoritos geralmente são aqueles que me fazem querer fazer parte da história. Ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!