Quem acompanha o blog há algum tempo sabe que eu adoro conhecer as tramas da Rainha do Crime. Ela que de tanto inspirar a literatura policial, acabou torando-se uma referência. Levando em consideração que Agatha Christie escreveu mais de 80 obras, eu ainda tenha um longo caminho a percorrer por suas criações literárias (ao menos as que pretendo conferir). 

Foi pensando nisso que eu decidi encaixar mais livros dela em minhas leituras desse ano (especialmente porque ano passado eu não lembro de ter lido nada da Agatha). E como eu não costumo resenhá-los, resolvi comentar por aqui os lidos até agora (em 2016, claro) como forma de recomendá-los para quem curte o gênero.


Título: O Assassinato de Roger Ackroyd
Ano da primeira publicação: 1926
Em uma noite de setembro, o milionário Roger Ackroyd é encontrado morto, esfaqueado com uma adaga tunisiana – objeto raro de sua coleção particular – no quarto da mansão Fernly Park na pacata vila de King’s Abbott. A morte do fidalgo industrial é a terceira de uma misteriosa sequência de crimes iniciada a de Ashley Ferrars, que pode ter sido causada ou por uma ingestão acidental de soníferos ou envenenamento articulado por sua esposa – esta, aliás, completa a sequência de mortes, num provável suicídio. Os três crimes em série chamam a atenção da velha Caroline Sheppard, irmã do Dr. Sheppard, médico da cidade e narrador da história. Suspeitando de que haja uma relação entre as mortes, dada a proximidade de Miss Ferrars com o também viúvo Roger Ackroyd, Caroline pede a ajuda do então aposentado detetive belga Hercule Poirot, que passava suas merecidas férias na vila.Ameaças, chantagens, vícios, heranças, obsessões amorosas e uma carta reveladora deixada por Miss Ferrars compõe o cenário desta surpreendente trama, cujo transcorrer elenca novos suspeitos a todo instante, exigindo a habitual perspicácia do detetive Poirot em seu retorno ao mundo das investigações.


Título: O Misterioso Caso de Styles
Ano da primeira publicação: 1920
No meio da madrugada, a rica proprietária da mansão Styles é encontrada morta em sua cama, aparentemente vítima de um ataque cardíaco. As portas do quarto estavam trancadas por dentro e tudo indicava morte natural. Mas o médico da família levanta uma suspeita: assassinato por envenenamento. Todos os hóspedes da velha mansão tinham motivos para matar a Sra. Inglethorp e nenhum deles possuía um álibi convincente. Para solucionar o crime entra em ação o detetive Hercule Poirot, irresistível personagem criado por Agatha Christie, que faz a sua estréia neste caso intrigante. Um marco da literatura policial e um dos maiores romances do gênero.



Título: O Adversário Secreto (ou O Inimigo Secreto)
Ano da primeira publicação: 1922
Pouco tempo depois do fim da Primeira Guerra Mundial, Prudence Cowley (Tuppence) e Thomas Beresford (Tommy), jovens amigos de infância, encontram-se por acaso na saída de uma estação de metrô. Desempregados, conversam sobre as dificuldades do pós-guerra, principalmente com relação àqueles que, como eles, retornavam à vida civil. Na casa de chá Lyons’ Corner House, cada um relata a vida que levara até então: Tommy chegara ao posto de tenente, tendo sido ferido mais de uma vez em combate; e Tuppence exercera diversas funções em hospitais, contribuindo para o esforço de guerra. Buscando a reinserção na sociedade, ambos enfrentam a completa falta de perspectiva futura e, assim, juntam-se numa empreitada pouco comum, imersos na urgência de ganhar dinheiro para, ao menos, sobreviver. Para isso, decidem publicar um anúncio um tanto quanto desesperado em um jornal, mas que já revela a audaz personalidade da dupla: “Dois jovens aventureiros oferecem seus serviços. Dispostos a fazer qualquer coisa, prontos para ir de bom grado a qualquer lugar. A remuneração deve ser boa. Nenhuma proposta sensata será recusada”. Acabam remendando o final: “Nenhuma proposta insensata será recusada”. Ocorre que, antes mesmo de conseguirem veicular a mensagem, recebem um convite de um senhor – que ouvira a conversa em Lyons’ Corner House – e acabam se envolvendo na busca de documentos secretos, comprometedores e capazes de levar a Inglaterra a uma crise sem precedentes. Estes documentos teriam resistido ao famoso naufrágio do RMS Lusitania, navio de passageiros bombardeado pelas forças alemãs em 1915, e estariam nas mãos de uma moça chamada Jane Finn. Os jovens e inexperientes detetives, contatados pelo serviço secreto britânico, partem no encalço da misteriosa Jane Finn com o dever de encontrá-la antes de Mr. Brown, gênio criminoso que deseja utilizar os documentos para ampliar seu poder pelo mundo.

Dos três, a minha melhor experiência foi com O Assassinato de Roger Ackroyd, pois este se mostrou o mais chocante - especialmente na resolução dos crimes - e o que mais me prendeu. Já mais fraco foi O Misterioso Caso de Styles, uma vez que me pareceu meio óbvio. Ainda assim tem suas qualidades, além de conter características que mais tarde se tornaram a marca registrada da autora... foi muito interessante identificar isso, principalmente porque devemos levar em consideração que este foi o primeiro livro da Agatha. O Adversário Secreto, por sua vez, é especial porque foge um pouco do ritmo policial para ir mais para o lado da conspiração, da espionagem, da vida secreta. É uma trama muito rica e agradável de ser lida.

Ambos os livros são bons, cada um com seu final surpreende e suas reviravoltas que nos deixam de boca aberta. Eles se assemelham e, ao mesmo tempo, são bem diferentes. Fica a seu critério escolher por onde começar, caso tenha interesse. Vale comentar ainda que as obras da Agatha possuem várias edições... as apresentadas aqui são da Editora Globo Livros. Aliás, são as mesmas que eu li. Eles super capricharam na revisão e diagramação, sem contar as capas, que são lindas!

Recomendo demais!
Abraços!

5 Comentários

  1. Amiga que post mais legal, como já falei antes adoro a autora, apesar de só ter lido dois livros dela até agora. Mas aos poucos irei aumentar esse número. Não tenho pretensão de ler todos os 80 livros mas os principais sim. Obrigada pelas sugestões e fico no aguardo dos próximos títulos escolhidos por você. Beijos e ótima semana para você!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. O assassinato de Roger Ackroyd é bom demais, npe? Surpreendente msm!
    Eu adoro a Agatha, tbm li O misterioso caso de styles, me lembro de ter curtido, é o primeiro livro dela!
    Se vc ainda n leu "E não sobrou nenhum", leia, é um dos melhores!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quero - aliás, preciso - muito ler algo da Agatha, Fran. Sempre que vejo um post como esse seu percebo o que estou perdendo. Tenho que correr atrás! Ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Quando adolescente adorava Agatha Christie, mas depois que li Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes, fica parecendo uma cópia barata.
    Entretanto, uma das obras que marcou a minha adolescência e é uma obra-prima, chama-se O CASO DOS DEZ NEGRINHOS ou podem encontrar essa mesma estória como E NÃO SOBROU NENHUM.
    Caracteriza-se por ser uma obra SEM detetives, onde os personagens vão sendo assassinados conforme um poema. É lindo!

    ResponderExcluir
  5. Quando adolescente adorava Agatha Christie, mas depois que li Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes, fica parecendo uma cópia barata.
    Entretanto, uma das obras que marcou a minha adolescência e é uma obra-prima, chama-se O CASO DOS DEZ NEGRINHOS ou podem encontrar essa mesma estória como E NÃO SOBROU NENHUM.
    Caracteriza-se por ser uma obra SEM detetives, onde os personagens vão sendo assassinados conforme um poema. É lindo!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!