Título: Sono
Autor: Haruki Murakami
Edição: 1
Editora: Alfaguara
Páginas: 120
ISBN: 9788579623752
Nota: 4 de 5

SINOPSE: "É o décimo sétimo dia que não consigo dormir." 
Ela era uma mulher com uma vida normal. Tinha um marido normal. Um filho normal. Ela até podia detectar algumas fissuras nessa vida aparentemente perfeita, mas nunca chegou a pensar seriamente nelas. Até o dia em que deixou de dormir. Então, o mundo se revelou. Um mundo duplo de sombras e silêncio; um mundo onde nada é o que parece. E onde ela não pode mais fechar os olhos.

Comentários:

Atualmente, Haruki Murakami é considerado um dos maiores fenômenos literários do mundo. Uma das suas mais notórias características é mesclar o surrealismo e a fantasia em tramas de suspense, por vezes psicológico, que podem não ter um começo ou fim. Sono é exatamente desta forma.

Em formato de conto, a narrativa nos conta a breve história de uma mulher (do qual não sabemos o nome) que não consegue pregar os olhos há vários dias. Ela é uma dona de casa, esposa e mãe. No geral, não possui uma vida extraordinário, tampouco vazia. Talvez confortável seria a palavra certa. Exceto para a nossa protagonista.

Perceber a insatisfação acerca de algumas coisas em sua vida foi o pontapé para uma jornada insone, onde ela aproveita para fazer o que geralmente não pode, como ler e pensar. É assim que acompanhamos suas noites em claro na companhia de Anna Karenina, de Tolstói – isso quando ela não se desloca da realidade e dedica-se aos seus devaneios e fluxos de pensamento.

O final é interessante, mas fica em aberto. É uma característica do autor, como eu já disse. Isso pode agradar ou não, depende muito do nível de exigência e gosto de cada leitor. Confesso que se não fosse por esse fato, que causa certa estranheza, eu teria dado nota máxima. Murakami escreve brilhantemente; tem o dom de nos inserir em sua narrativa e de nos prender do início ao fim.

Além disso, a obra conta com ilustrações da artista berlinense Kat Menschik, o que deixa tudo mais dinâmico e atrativo. Aliás, todo o livro é muito bonito: capa dura, imagens e folhas de qualidade, boa diagramação. A editora caprichou!

Ademais, Sono é uma história reflexiva, que aborda as nossas escolhas, realizações, satisfações e frustrações, sonhos... é sobre pelo que de fato vale a pena viver e/ou morrer. Passa rápido, por ser uma história curta, mas causa um grande impacto em nossa mente.

Portanto, recomendo para quem curte tramas rápidas de cunho psicológico... e para quem não é muito exigente quanto a início, meio e fim. Vale a pena conferir.


2 Comentários

  1. Realmente está se falando muito sobre as obras do Murakami, Fran. E eu ficando curiosa. [rs] Pelo que vejo ele tem essa característica de abrir uma janela na vida do personagem e dar um vislumbre do que se passa e através disso fazer refletir. Acho isso genial. Esse é um dos livros que tenho mais interesse, e seus comentários aumentaram minha curiosidade. Tenho que ler. Ótima resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar desse livro, mas nunca tive curiosidade em ler justamente por não gostar de histórias com final em aberto, mas gostei demais de conhecer suas impressões e acredito que esse livro deva sim conseguir fazer o leitor refletir junto com a personagem. Mas deve ser inquietante pensar em como deve ser não conseguir dormir, ela não consegue nunca, em nenhum horário do dia!!??? Enfim parabéns pela leitura. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!