Tenho cultivado o hábito de ficar navegando pelo o youtube à procura de novos canais literários para acompanhar. E não há grandes dificuldades nisso, já que a plataforma está repleta de booktubers de todos os cantos do Brasil. E esse número parece que só continuará crescendo. Enfim...

Por outro lado, no meio disso tudo é bem fácil encontrar canais que trazem o mesmo do mesmo. Ou que, por algum motivo, não soa atrativo ou instigante a ponto de conquistar certos leitores. Talvez, isso se aplique mais a quem assiste vídeos sobre livros com bastante frequência, já que, por conta disso, a pessoa acaba se tornando mais exigente, sempre esperando algo mais.

Felizmente existem canais diferentões, que nos agregam conhecimento e que nos deixam sempre ansiosos por mais e mais conteúdo. E a sensação é ainda melhor quando os descobrimos por acaso. Portanto, é isso que eu vim mostrar a você: os canais literários que descobri por acaso, e que, consequentemente, estou adorando acompanhar. Vale a pena conhecer!


Ler antes de morrer, por Isabella Lubrano
Conheci o canal da Isa através do programa "Como Será", da Rede Globo. Eu não costumo assisti-lo, até que um belo dia acabei vendo um comercial onde a chamada do próximo programa prometia exibir uma reportagem acerca de pessoas que comandam canais sobre literatura no youtube. O Ler antes de morrer apareceu em grande destaque, especialmente porque ele é levado de forma profissional. Depois disso tratei de conhecê-lo melhor, e, desde então, sempre estou acompanhando as novidades. O diferencial da Isa é trazer os clássicos com frequência, de modo leve, descontraído e interativo, e instigante.


Livros & post it, por Adriana Zampolli
O canal da Adriana eu descobri através de uma pesquisa, onde eu buscava por desafios de leitura. Como ela faz muitos projetos (bem legais, diga-se de passagem), eu acabei chegando até os vídeos do Livros & post it. O que mais me agrada nesse canal, além dos projetos, é a forma como a Adriana conduz suas resenhas. Acho ela tão verdadeira, tão leve, tão ela, que a impressão é que estamos conversando de verdade. Sem contar na sensação que ela passa, de ter prestado atenção em cada detalhe das obras lidas, fazendo considerações sempre muito pertinentes. Gosto muito! É uma pena que ela esteja gravando menos agora.


Livro & café, por Francine Ramos
Muita gente conhece o Livro & café por conta do blog. Eu não o conhecia... aliás, atualmente eu só acompanho o canal mesmo. E gosto bastante! A maturidade da Fran resulta em conteúdo com livros diferenciados e interessantes, saindo do mesmo de sempre. E ela é ótima conduzindo uma resenha, sempre com comentários interessantes e mostrando um ponto de vista bem preciso. Se você gosta de clássicos e/ou de Virgínia Wolf, essa é uma ótima pedida.


Tem que ler, por Karoline Rodrigues
Conheci o canal bem por acaso, ainda quando ele dava seus primeiros passos. Só que, originalmente, o Tem que ler já existia bem antes disso. Ele era uma coluna do extinto blog Harlan Coben Brasil, cuja ideia era ler e resenhar um clássico por semana. Agora, o canal se tornou o projeto literário de três meninas que, juntas, comandam um blog e algumas redes sociais com a mesma marca/nome. Só que quem está a frente do canal é apenas a Karol, que traz em suas resenhas questões a parte através de uma narrativa bem produzida. Ela mostra que por trás de seus vídeos existe uma produção de verdade. Muito bom!

~*~

Então, é isso. Eu acompanho outros canais, claro. Canais ótimos que não entraram nessa lista porque não estão enquadrados no quesito 'conheci por acaso'. Mas caso você queria saber mais, é só pedir que eu preparo outro post com temática semelhante, ok? Agora quero saber quem você conheceu por acaso e não consegue mais viver sem. Haha!

Abraços!

Um Comentário

  1. Confesso que não tenho hábito de ficar vendo vídeos no YouTube, Fran. Acho que me habituei tanto aquela ideia de que o site existe pra ver trailers, clipes e afins que dificilmente procuro outro tipo de conteúdo por lá. Mas é questão de hábito, e hábitos podem ser mudados, certo? Gostei das propostas desses canais que você indicou, vou tentar ver quando tiver um tempinho. Ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!