Agosto de 2016 chegou. Para muitos isso é sinônimo de jogos olímpicos. Independente de ser contra ou a favor da realização desse evento no Brasil, todos sentem seus ânimos aflorados graças aos significados que o esporte traz consigo. Trata-se de algo importante para quem vive disso; para quem sempre sonhou/almejou essa oportunidade; para quem vê o quanto isso une as nacionalidades.

Eu admiro os atletas brasileiros e estrangeiros, e respeito os demais participantes, tanto os brasileiros quanto os que vêm de fora com o intuito de prestigiar a competição. E quem é leigo, como eu, mas quer entender melhor como funcionam os jogos, ou até mesmo quem quer aprimorar os conhecimentos sobre os esportes olímpicos, deixarei abaixo algumas indicações literárias que podem nos ajudar.

Os jogos olímpicos tem uma grande diversidade de modalidades, por isso eu trouxe um pouquinho de tudo – de dados históricos a curiosidades. Vem conferir!


Título: O Que é Olimpismo?
Autor: Manoel Tubino
Sinopse: O livro explica as origens do Movimento Olímpico, o desenvolvimento do que se convencionou chamar de "espírito olímpico", bem como a organização das entidades olímpicas, sua estrutura, realizações, símbolos e emblemas, etc.


Título: O Brasil nos Jogos Olímpicos
Autor: Guilherme Aragão
Sinopse: Em uma edição luxuosa com 160 páginas ilustradas, o livro descreve a história dos Jogos Olímpicos desde 1896. A obra do jornalista e escritor Guilherme Aragão, desenha de maneira cronológica a memória dos jogos, conta quem foram os principais personagens e atletas, além de relacionar os momentos históricos sobre os quais os jogos aconteciam. O autor destaca também a participação das delegações brasileiras desde 1920 na Antuérpia (Bélgica) e as principais conquistas até a última edição em 2012 em Londres. O livro ainda traz informações sobre a 28ª edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, que acontecerá em agosto de 2016.


Título: O Guia dos Curiosos: Jogos Olímpicos
Autor: Marcelo Duarte
Sinopse: O Guia dos Curiosos: Jogos Olímpicos" traz tudo sobre as olimpíadas. Em 292 páginas divertidas e informativas, reúne os melhores e os piores momentos dos Jogos Olímpicos. O leitor conhecerá os grandes heróis olímpicos, seus feitos e os episódios de superação. E também as maiores loucuras e os grandes absurdos: a guerra fria no esporte, as espertezas, as burrices, os casos de doping, os romances e até as roubalheiras de juízes que mudaram a história dos jogos. Além disso, o guia conta a origem das olimpíadas e traz tabelas com resultados, medalhas e pódios.


Título: As Mulheres e o Esporte Olímpico Brasileiro
Autor: Katia Rubio
Sinopse: O livro 'As Mulheres e o Esporte Olímpico Brasileiro' tematiza a questão da participação das mulheres no campo esportivo, com destaque para aquelas que trilharam anonimamente caminhos que contribuíram para a edificação do esporte nacional. Ao mesmo tempo em que nomeia e exibe as protagonistas, não deixa de registrar as inomináveis, aquelas que, como sujeito coletivo, fizeram movimentar com seus corpos e subjetividades, não apenas os espaços nos quais o esporte se faz presente mas, sobretudo, representações, ideias e imagens sobre as mulheres e a prática de atividades físicas. Em cada um dos textos há a identificação do esporte como um território atravessado por relações de poder, grande parte delas relacionadas às questões de gênero. São, pois, muitas as razões que fazem deste livro uma leitura necessária para quem se interessa pela história do esporte olímpico nacional. 


Título:  Almanaque Olímpico Sportv
Autor: Armando Freitas e Marcelo Barreto
Sinopse: Este livro traz um conteúdo completo sobre o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos. Desde a Antiga Grécia até os dias de hoje – e já na expectativa para Rio 2016 –, os jornalistas esportivos Armando Freitas e Marcelo Barreto reuniram nesta segunda edição do Almanaque Olímpico um conteúdo renovado, cheio de curiosidades, recordes atualizados e diversas informações sobre os Jogos Londres 2012 e Rio 2016. A segunda parte do livro traz detalhes sobre todas as modalidades olímpicas, desde as mais populares, como futebol, até as mais desconhecidas para o público brasileiro, como tiro com arco. São 30 edições olímpicas, momentos inesquecíveis do esporte mundial e mais de 100 anos de histórias de homens e mulheres notáveis. De leitura leve e agradável, é um livro perfeito para os amantes do esporte e dos Jogos Olímpicos.


Título: Histórias Reais de Superação, Amor e Determinação em Olimpíadas
Autor: Odir Cunha
Sinopse: Há muitas formas de superação, mas poucas são tão tocantes como a do atleta olímpico, que usa de todas as suas qualidades físicas e espirituais para vencer adversários igualmente extraordinários. Este livro traz 60 histórias de pessoas que não se conformaram com as dificuldades impostas pelo destino. Obstáculos físicos, sociais, psicológicos, políticos, todos foram enfrentados com coragem e paixão por estes seres indomáveis, cujo exemplo nos enche de motivação para lutar por nossos objetivos.


Excelente agosto pra todo mundo!
Abraços,

Um Comentário

  1. Que legal sua ideia de usar o período das Olimpíadas para mostrar alguns livros sobre o assunto, Fran. Todos tem propostas bem interessantes, mas gostei especialmente do Guia dos Curiosos. Talvez porque eu seja curiosa. [rs] Enfim, ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!