Normalmente, outubro é conhecido como o mês do halloween. Mas aqui na blogosfera - e no booktuber -, nós o denominamos como o mês do horror/terror. Isso tem motivado cada vez mais leitores a dedicarem suas leituras de outubro ao gênero, que é bastante expansivo na literatura e conta com uma infinidade de temas instigantes.

Por isso, resolvi listar cinco autores essenciais para quem quer experimentar esse segmento literário; autores que dedicaram grande parte de suas obras ao gênero, e que impressionam pela criatividade (sombria) em meio a tantos livros publicados. Fica, portanto, essa recomendação para você!


Stephen King: É difícil falar de terror na literatura e não citar o Rei. Isso porque ele é reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração (ele tem atualmente 69 anos). São mais de 50 livros, de ficção ou não, publicados em mais de 40 países. Inclusive, muitas de suas obras foram adaptadas para o cinema. É impossível não conhecê-lo, mesmo que seja só de nome. Mas não pare por aí... vale muito a pena conhecer a escrita do autor. 

Obras recomendadas: O Cemitério; It - A Coisa; Misery - Louca Obsseção; O Iluminado.


Tess Geritssen: Terry é formada em medicina pela Universidade da Califórnia. Começou a escrever após o nascimento de filhos, obtendo sua primeira publicação oficialmente em 1987. Com o sucesso alcançado, ela desistiu da carreira de medicina e dedicou-se à escrita em tempo integral. Hoje, sua obra está traduzida em mais de 30 línguas e já vendeu mais de 20 milhões de exemplares em todo o mundo. O mais legal é que ela utilizou de sua experiência como médica para criar muitas de suas obras, que seguem sempre o gênero suspense e terror. 

Obras recomendadas: Colheita Macabra; O Predador; A Última Vítima; O Jardim de Ossos.



Edgar Allan Poe: Poe também não poderia deixar de ser citado. Suas obras são mais conhecidas góticas, cujos temas mais recorrentes lidam com a morte, incluindo os sinais físicos dela, os efeitos da decomposição, interesses por pessoas enterradas vivas, reanimação dos mortos e o luto. Por conta disso, muitas das suas histórias são geralmente consideradas partes do gênero romantismo sombrio.

Obras recomendadas: O Corvo; Assassinatos na Rua Morgue.


H. P. Lovecraft: Howard Phillips foi um escritor estadunidense revolucionário. Ele foi pioneiro em incrementar o gênero de terror com elementos fantásticos, que eram típicos somente na fantasia e ficção científica. Seus trabalhos se caracterizam por expressar uma atitude pessimista, muitas vezes desafiando os valores do Iluminismo, Romantismo, Cristianismo e Humanismo. Além disso, suas histórias têm como finalidade perturbar o leitor depois de atraí-lo para uma atmosfera de horror. Outra curiosidade é que muitos dos livros de Lovecraft foram inspirados por seus constantes pesadelos.

Obras recomendadas: Os Melhores Contos de H. P. Lovecraft.


Jay Anson: O escritor, que era norte-americano, é ainda muito conhecido pela obra Horror em Amityville, que fez o maior sucesso por ter sido vendido como uma história real. Vale destacar que a trama descreve as experiências narradas por pessoas reais, George Lutz e Kathleen Lutz, em 1975. Tudo começou quando eles foram morar em uma mansão onde ocorreu uma série de crimes brutais. Acontecimentos bizarros e misteriosos obrigaram eles a fugirem antes mesmo de completarem um mês naquele lugar. Eles alegaram que a casa era possuída por algo maligno e que estava influenciando diretamente através da deterioração gradual da personalidade de George. Essa história também serviu de inspiração para várias adaptações cinematográficas, lançadas desde 1979.

Obras recomendadas: Horror em Amityville; 666.


E aí, vai encarar?
Até mais!


Um Comentário

  1. Lista maravilhosa, Fran. Outubro realmente pede uma leitura de terror ou suspense, ou várias. [rs] Dous autores que você escolheu só li King e Poe, e gosto muito. Quero experimentar os outros, especialmente Geritssen e Lovecraft. Ótimo post.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!