Estamos no final de outubro e eu já consegui bater minha meta pessoal das 50 leituras anuais. Isso poderia me servir de motivação para conseguir um número ainda, mas não. Resolvi que é hora de desacelerar um pouco e aproveitar esse fim de ano para repensar no eu leitora.

Imagem/Fonte: Google.

Quem lê bastante é porque prioriza a leitura de todas as formas possíveis. Em outras palavras, a leitura vem sempre em primeiro lugar, sem competir de igual para igual com a TV, o celular, as redes sociais, um seriado, um filme e várias outras coisas. Não estou dizendo que quem lê muito não faz outra coisa da vida... apenas me refiro ao livros como algo que está em primeiro plano. Sempre.

E isso se torna ainda maior quando o leitor é blogueiro e/ou youtuber, porque é a leitura constante que gera conteúdo para essa pessoa. É um ciclo vicioso (maravilhoso!), por isso é tão difícil perceber que você está lendo descontroladamente, e, às vezes, deixando outras coisas passar. 

Eu cheguei a esse ponto e por isso tomei a decisão de desacelerar um pouco, nesse fim de ano. Tanto para priorizar alguns projetos que não estão saindo do papel (porque até então não eram prioridade), quanto para me avaliar, as leituras que fiz este ano e o que eu posso fazer para melhorar.

Não estou dizendo que você precisa ler menos para conseguir fazer outras coisas. Isso não é verdade! Eu já passei por momentos mais complicados em minha vida, com mil atividades, e mesmo assim consegui manter meu ritmo de leitura igual. Quando gostamos de ler damos sempre um jeito.

O que eu quero dizer é que estou sendo humilde o bastante para reconhecer que a vida está me pedindo isso nesse momento; pedindo foco para outras coisas (e isso também inclui leituras de outro teor). E porque estou dizendo tudo isso?

Porque se você já passou por algo semelhante, não precisa se sentir sozinho. Além disso, esse é o meu espaço pessoal para desabafos e experiências de leitura... nada mais justo do que comentar isso com você que me acompanha. Aliás, alguém aqui já passou por isso? 

Abraços!

2 Comentários

  1. Acho muito digno o teu desabafo, Fran. Como minha meta de leitura é sempre simplesmente ler mais que o ano anterior também já alcancei a minha. No momento não sinto necessidade de desacelerar porque estou me sentindo bem com esse quesito, mas já precisei fazer isso e entendo que precise fazê-lo agora. Espero que consiga fazer esse autoavaliamento e se focar em seus novos objetivos. Ótimo post.

    Beijos!
    Portal Andar de Cima

    ResponderExcluir
  2. Amiga que bom que você tomou essa decisão. Falo isso porque percebo que você está buscando bem estar e reconheceu que isso te satisfaz e não ficou se comparando nem se cobrando para fechar o ano com o máximo de leitura possível.
    Nesse ano de 2016, confesso que foi o ano que menos li desde que me tornei blogueira, isso porque minha vida tomou rumos que precisei focar em outras coisas. Apesar de sempre desejar ler mais, mas tenho consciência que se eu chegar as cinquenta leituras será uma conquista.
    Mas enfim amei a postagem desabafo. Beijos linda e saudade de nosso contato!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!