Título: Matéria Escura*
Autor: Blake Crouch
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
ISBN: 9788551001226
Nota: 4,5 de 5

SINOPSE: Raptado por um homem mascarado, Jason Dessen é levado para uma usina abandonada e deixado inconsciente. Quando acorda, um estranho sorri para ele, dizendo: “Bem-vindo de volta, amigo.” Neste novo mundo, Jason leva outra vida. Sua esposa não é sua esposa, seu filho nunca nasceu e, em vez de professor numa universidade mediana, ele é um gênio da física quântica que conseguiu um feito inimaginável. Algo impossível. Será que é este seu mundo, e o outro é apenas um sonho? E, se esta não for a vida que ele sempre levou, como voltar para sua família e tudo que ele conhece?

Comentários:

Eu amo ficção-científica, mas tenho sérios problemas com leituras cheias de termos técnicos e de difícil compreensão para leigos no assunto, como eu. Por isso, acabo preferindo séries de TV e filmes do gênero, mais do que os livros, porque o recurso visual me ajuda em certos aspectos. Sem contar que quase sempre são menos complicados e entediantes.

Ainda assim, optei por encarar a leitura de Matéria Escura, porque inicialmente eu tive a impressão que, para além da ficcção, questões humanas trariam leveza à narrativa. Inclusive, a proposta é que a trama seja instigante e curiosa para os leitores do gênero, seja qual for o nível de entendimento dele. E é exatamente o que acontece. Blake Crouch não só cumpre sua ideia, facilitando para o leitor, como também deixa uma mensagem poética incrivelmente emocionante.

A trama é narrada pelo professor universitário de física quântica, Jason Dessen. Jason tem uma vida normal, relativamente boa e confortável. Mas isso só existe porque ele e sua esposa, Daniela, abdicaram do prestígio social para criarem um lar e se dedicarem à família. Esse foi o caminho que eles decidiram seguir após a descoberta de uma gravidez não programada, mas vale salientar que a história se passa quando a criança, na verdade, já é um adolescente.

Enquanto Jason tinha tudo para ser um físico renomado, Daniela poderia se tornar uma brilhante artista. Como seriam suas vidas se isso tivesse acontecido é uma dúvida que permeia sobre eles, mesmo após tantos anos. É através desse contexto que o autor insere a ficção científica à narrativa, pautando as teorias de física quântica que abrangem os multiuniversos, também conhecidos por universos paralelos.

Após ser raptado, Jason acorda em uma nova realidade, onde ele não é mais um professor, mas sim um gênio da física quântica que revolucionou a ciência. Lá ele também não é casado com Daniela, não tem filho, e não possui nenhum familiar por perto. O que aconteceu para sua realidade ter sido alterada você só vai descobrir conferindo essa narrativa eletrizante, de leitura fácil, concisa, cheia de conceitos intrigantes e repleta de reviravoltas.

Apesar dos capítulos serem maiores que o convencional, a leitura tem um ritmo frenético, assim como a viagem alucinógena que o protagonista é levado a vivenciar por conta da ganância e arrogância de um Jason que ele próprio até então desconhecia. Enfim, o enredo é brilhante e não deixa pontas soltas. Já os cenários e os personagens são bem construídos e muito verossímeis.

Somado a isso, há situações que nos fazem refletir sobre as nossas escolhas, sobre as incertezas que elas nos impõe, sobre as nuances da vida profissional e pessoal, dentre outras coisas que nos deixam à flor da pele. Portanto, recomendo demais esse thriller sci-fi. Ele faz o irreal se tornar real a ponto de te emocionar. É de superar todas as expectativas possíveis, pode acreditar.

*Cortesia cedida pela Editora Intrínseca. 


Um Comentário

  1. Já fiquei com vontade de ler esse livro assim que soube do lançamento, Fran. Um dos motivos é o próprio autor, já que gostei muito da série Wayward Pines que é baseada numa trilogia de Blake Crouch. E claro, a premissa me instigou muito. Porém, também tenho esse receio quanto aos termos técnicos em livros de ficção científica, apesar de adorar o gênero. Mas com seus comentários sobre a fluidez da trama e quão intrigante ela é, tenho certeza de que lerei. Ótima resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!