As histórias em quadrinhos, enquanto literatura gráfico-visual, são dotadas de uma linguagem autônoma. Isso faz com que possuam uma espécie de intertextualidade com artes plásticas, cinema, literatura, música... Ao mesmo tempo, permitem uma abordagem de sua narrativa para questões de capacidade de interpretação, reflexão e análise do leitor e correspondem à exigência do leitor contemporâneo, ansioso por atrativos estéticos.

É claro que em comparação com uma narrativa, a estrutura é dotada dos mesmos elementos, posto que tem princípio, meio e fim. A diferenciação ocorre no fato de que as linguagens e sentimentos expressos, ao contrário da narrativa comum, são conduzidos de modo que é permitido "sentir" e ver de imediato a imagem daquilo que se é contado.

Criamos então uma questão que vale a pena ser abordada: se as histórias em quadrinhos permitem uma visualização e imaginação à "pronta-entrega", a Literatura, em si, não teria nesse sentido um papel mais importante no que se refere à imaginação?

É fato incontestável, porém, que a história em quadrinhos revela uma amplitude e vastidão de conteúdos ideológicos, mitológicos e sociológicos, contando com aspectos da modernidade. São suporte para uma escrita, cultura e uma diferente forma de divulgação de acontecimentos, sejam eles de quaisquer raízes através de meios visuais atrativos.

Os quadrinhos podem ser sim, ótimos aliados no que se refere à hábito de leitura e habilidade de interpretação, uma vez que tem o poder de envolver com palavras e imagens, ampliando horizontes e gerando também um campo de cultura. Vê-se aí uma necessidade de valorização e tratamento crítico à essa "ênfase" tão histórica, memorável e importante do nosso cotidiano.

O programa Entrelinhas, da TV Cultura abriu a discussão do título.
Confira! ;)

2 Comentários

  1. Isa, eu achei muito interessante esse seu post. :D

    Em minha opinião, é claro que os HQs estão dentro da literatura, e é óbvio que a visualização é algo muito rápido em meio a leitura dos mesmos. Mas algo que eu acho bacana colocar é que, mesmo que a Literatura, em si, como você mesma disse, não nos proporcione essa visualização imediata, ao mesmo tempo ela permite que a gente possa imaginar e idealizar aquela cena, aqueles personagens, aqueles objetos citados... será que você consegue me entender?

    Quando o autor escreve bem, e adora por detalhes, é impossível que o leitor não imagine, ou idealize determinada situação,e isso é que é o mágico. É algo, que ao menos para mim, não tem preço. Eles nos fazem sentir, nos emocionam, nos fazem sentir raiva, entre outros... mas os HQs, com certeza, também fazem isso. É por essas e outras que eles devem ser valorizados... acho que se procurarmos, iremos achar muita coisa bacana neles também. :D

    Excelente post, e que nos põe em uma discussão maravilhosa. :)

    Beijos. :*
    Fran.

    ResponderExcluir
  2. Tudo bem?
    Acho que os quadrinhos, mostra imagens, que por sua vez ajuda o campo de visão para poder imaginar as histórias.
    E de fato, na literatura, ao folhear um livro, não temos a minima idéia do que possa estar acontecendo no momento, mais claro que entra a nossa imaginação em ação, para que possamos imaginar o "possível e o impossível"

    :)

    Adorei essa discussão sobre esse assunto, serve para esclareçer algumas duvidas, que sempre existe!

    Beijos:*
    OBS: Queria agradeçer a vocês duas, por que esse blog me ajudou muito nas minhas redações, que eu faço de vez em quando na escola!!!!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!