Título: Eu Sei o Que Você Está Pensando
Autor: John Verdon
Edição: 1
Editora: Arqueiro
Páginas: 340
ISBN: 978-85-8041-014-3

Eu Sei o Que Você Está Pensando propõe um enigma que parece insolúvel. Um homem recebe pelo correio uma carta provocadora que termina da seguinte forma: “Se alguém lhe dissesse para pensar em um número, sei em que número você pensaria. Não acredita? Vou provar. Pense em qualquer número de um a mil. Agora veja como conheço seus segredos.”
 
O destinatário, Mark Mellery, pensa no número 658 e, ao abrir um envelope que acompanha a mensagem, descobre que o autor da carta previu corretamente o número que ele acabara de escolher de modo aleatório. Como isso seria possível?
Desesperado com os bilhetes ameaçadores que se seguem à carta, Mark, um guru da autoajuda, procura um velho colega de faculdade, o brilhante detetive David Gurney, recentemente aposentado do Departamento de Polícia de Nova York.
Aos 47 anos, 25 deles dedicados a desvendar terríveis casos de homicídio, David acaba de se mudar com a esposa, Madeleine, para uma fazenda no interior do estado e tenta se adaptar a um novo estilo de vida. Mas sua mente, extremamente lógica, é fisgada pelo quebra-cabeça apresentado por Mark.
O "superdeteteive", apelido que ganhou da imprensa no auge da sua carreira, percebe que encontrou um vilão à sua altura quando as estranhas ameaças terminam em morte. Tudo leva a crer que o assassino, al
ém de ser clarividente, cometeu um crime impossível, deixando pistas sem sentido e desaparecendo no meio do nada.
Consumido pelo desafio de encontrar uma resposta lógica para o caso, David aceita trabalhar como consultor na investigação, colocando em risco seu já debilitado casamento e até mesmo sua vida.

O que você faria se soubesse que alguém sabe exatamente em que você pensa?! Certamente ficaria curioso e desesperado... Não foi diferente com Mark Mellery, um guru da auto-ajuda que passa a receber poemas misteriosos e charadas, onde uma delas diz para Mellery pensar em número. Até aí tudo certo, entretanto, ele pensa exatamente no número que estava na carta antes de vê-lo. O que estaria acontecendo? 
David Gurney, antigo colega de faculdade de Mark, é procurado pelo mesmo para a resolução deste mistério que parece impossível! Tudo parece perfeito demais e bem articulado... Mas a questão é: quem estaria por detrás de um plano totalmente insano como este?
Muitas questões e hipóteses são levantadas durante a narrativa, porém, o que achei mais interessante foi como John Verdon conseguiu construir uma trama tão sólida e com imensa riqueza de detalhes! O mistério é muito bem pensado e articulado...


O que você tomou você dará
Quando receber o que deu.
Sei o que você pensa,
Quando pisca,
Onde esteve,
Onde estará.
Você eu temos um compromisso,
Sr. 658. Lembre-se disso.

p.24

Convém dizer que, embora Gurney seja extremamente perspicaz, não percebe de forma indireta o quanto Madeleine é esperta e, com fatos do dia-a-dia, mostra algumas pistas para sua investigação. Sua busca pelo X. Arybdis, nome identificado nos bilhetes, o impede de perceber sutileza nos detalhes da esposa tanto para sua investigação quanto para uma maior harmonia dos dois.

A casa tinha a aparência de vazia quando Madeleine não estava. Sua ausência foi confirmada pelo bilhete encontrado na bancada:"Amanheceu. O sol vai sair. Incrivelmente lindo. Vou caminhar com sapatos de neve até a laje do Carlson. Café no bule. M." Foi ao banheiro, lavou o rosto, escovou os dentes. Enquanto estava penteando o cabelo, pensou que poderia ir atrás dela. A referência ao nascer do sol iminente significava que ela havia saído uns dez minutos antes. Se usasse os esquis de cross-country e seguisse a trilha dos sapatos de neve dela, provavelmente a alcançaria em vinte minutos.
[...]
Enquanto saía da floresta para o promontório acima da fazenda de Carlson, viu Madeleine. [...] Madeleine parecia tão... tão absolutramente solitária... e ao mesmo tempo intensamente conectada ao seu mundo. Uma espécie de farolatraindo-o para um lugar um pouco além do seu alcance.
p.242

X. Arybdis, certamente um psicopata perfeccionista parecia insaciável e cada vez mais próximo de seu objetivo:

Eu farei o que fiz
Não por dinheiro ou prazer,
Mas por dívidas a serem pagas
E correções a fazer.
Por sangue que é tão vermelho
Quanto uma rosa pintada.
De modo que cada um saiba
Que colhe a semente plantada.

p.35

Bem, não nutrirei mais detalhes ou descrições da história para não romper com os mistérios que ela certamente guarda para cada leitor. Com uma escrita dinâmica a maior parte do tempo, Verdon nos deixa extremamente sem rumo em busca até mesmo de possibilidades pra este indivíduo. Eu juro que não desconfiava até o momento prévio e pensei: como pode? O que pra mim fora gratificante por ter me surpreendido de verdade. O final do livro não me decepcionou nem um pouco: foi no mesmo direcionamento que eu esperava.
John Verdon se dispõe de grande descritivismo, o que por vezes deixa a leitura cansativa, mas em boa parte da obra essa descrição é essencial e faz da obra única.
Como romance de estreia, o autor se superou. Com uma genialidade gigantesca, te prende até o momento decisivo e mesmo depois dele.
Mais do que recomendado, merece um 5 estrelas por ser instigante como é ;)


(Nota: Excelente!)

5 Comentários

  1. Ahh como eu adoro um livro de mistério!!

    Assim que foi lançado, eu participei do jogo no Facebook da Arqueiro, tinha que escolher um número, e ir respondendo perguntas, e no final, acertavam que número eu tinha escolhido :O

    Eu fiquei louca pra ler!!! Adorei sua resenha!!

    Beijos

    http://livrosetsurus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Isabella!
    Ótima resenha. Tenho interesse em ler esse livro, agora só aumentou.

    Beijos, Kamila

    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!?

    Demais esse livro, não!? Gostei por demais :)
    Estou louca para ler ele x_x

    Beijos:*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, meu pai comprou este livro e não quis me emprestar, acredita? Parece ser maravilhoso, estou ultra curiosa para lê-lo! A resenha ficou ótima!
    Adorei seu blog, viu? Estou seguindo!
    xo,
    Sabrina
    (coisasdabaixinha.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  5. Estou vendo que PRECISO comprar esse livro. Como todo livro de mistério, para mim, é uma prioridade, portanto, é difícil escolher um só para comprar.

    Mas essa resenha contou a favor de "Eu sei o que você está pensando". Super ansioso para lê-lo!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!