Jerome David Salinger nasceu a 1 de Janeiro de 1919 em Nova Iorque, e teve seu falecimento em New Hampshire, a 27 de janeiro de 2010. Foi um escritor norte-americano e tem como obra mais conhecida o romance The Catcher in the Rye (O Apanhador no Campo de Centeio no Brasil), publicado em 1951 nos Estados Unidos.
Seu pai era judeu de origem polaca e sua mãe, origem escocesa e irlandesa.

Escrevia desde a escola secundária, onde publicou vários contos desde a década de 40, antes de servir na 2ª Guerra Mundial. De volta aos Estados Unidos, passa a colaborar na revista The New Yorker. Em 1948 publica Um Dia Perfeito para o Peixe-Banana, livro elogiado pela crítica e sucesso de público.
O Apanhador no Campo de Centeio é editado em 1951. A obra, que trata dos dramas cotidianos da juventude norte-americana, obtém êxito imediato entre a juventude universitária. A descrição da adolescência e dos sentimentos expostos nesta fase surgem como tema de foco, visto que era a primeira abordagem tão direta acerca dos adolescentes. Pelo sucesso do livro, Salinger torna-se recluso, publicando menos do que antes, pois assustou-se com esse enorme sucesso. Depois disso, Salinger continuou recluso, aparecendo esporadicamente na imprensa.
A linguagem coloquial e humorística e o jargão típico dos adolescentes revolucionam a escrita literária da época. Dois anos mais tarde, retira-se da vida pública para viver no campo. Escreve, entre outros livros, Fanny and Zooney (1961), Pra Cima com a Viga, Moçada (1962) e Seymor: Uma Introdução (1963).
No final dos anos 90, são publicadas duas obras de memórias de pessoas próximas a Salinger; Joyce Maynard, sua ex-amante, e Margareth Salinger, sua filha.


2 Comentários

  1. Não conhecia, mas o livro me pareceu muito interessante!
    O tema adolescência vem desde sempre né!?
    Beijinhos
    Michelle, Minha Bagunça

    ResponderExcluir
  2. Uau, não sabia que O apanhador no campo de centeio era tão antigo.
    Tenho vontade de ler esse livro.
    Bjo

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!