Olá, pessoal!  *-*

Em minha primeira Wishlist – sendo ela postada em toda última semana do mês – trago empolgadamente algumas das obras que almejo verdadeiramente. Espero que gostem, e que possam apreciá-las assim como eu.  \Õ/

Wishlist
Nesta coluna mensal para cada uma das escritoras, serão postados 5 livros desejados, suas respectivas sinopses e comentários. Desta forma, compartilhamos gostos e podemos ver também a opinião de nossos leitores.

A Passagem (Justin Cronin)

Primeiro, o imprevisível: a quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, tiveram os últimos traços de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue. Depois, o inimaginável: ao escurecer, o caos e a carnificina se instalam, e o nascer do dia seguinte revela um país – talvez um planeta – que nunca mais será o mesmo. A cada noite, a população humana se reduz e cresce o número de pessoas contaminadas pelo vírus assustador. Tudo o que resta aos poucos sobreviventes é uma longa luta em uma paisagem marcada pelo medo da escuridão, da morte e de algo ainda pior. Enquanto a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma, o agente Brad Wolgast, do FBI, tenta proteger Amy, uma órfã de 6 anos e a única criança usada no malfadado experimento que deu início ao apocalipse. Mas, para Amy, esse é apenas o começo de uma longa jornada – através de décadas e milhares de quilômetros – até o lugar e o tempo em que deverá pôr fim ao que jamais deveria ter começado. A passagem é um suspense implacável, uma alegoria da luta humana diante de uma catástrofe sem precedentes. Da destruição da sociedade que conhecemos aos esforços de reconstruí-la na nova ordem que se instaura, do confronto entre o bem e o mal ao questionamento interno de cada personagem. Pessoas comuns são levadas a feitos extraordinários, enfrentando seus maiores medos em um mundo que recende a morte.

- Eu conheci A Passagem através de um anúncio no caderno da Livraria da Folha, no jornal impresso a Folha de São Paulo, dias antes do livro entrar efetivamente nas livrarias do país, e foi uma espécie de amor à primeira vista. Apaixonei-me de cara, e sua sinopse tão bem elaborada só me deixou ainda mais fascinada. Um livro que eu espero ler em breve, digno de estar no top da minha lista, tanto por sua temática quanto por sua amplitude.

A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafón)

A Sombra do Vento é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias. Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está completando 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir mais se lembrar do rosto da mãe já morta, seu pai lhe dá um presente inesquecível: em uma madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera que alguém as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de "A Sombra do Vento", do também barcelonês Julián Carax. O livro desperta no jovem e sensível Daniel um enorme fascínio por aquele autor desconhecido e sua obra, que ele descobre ser vasta. Obcecado, Daniel começa então uma busca pelos outros livros de Carax e, para sua surpresa, descobre que alguém vem queimando sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que o autor já escreveu. Na verdade, o exemplar que Daniel tem em mãos pode ser o último existente. E ele logo irá entender que, se não descobrir a verdade sobre Julián Carax, ele e aqueles que ama poderão ter um destino terrível.

- Um livro tão querido e tão aclamado, de um enredo tão contagiante... claro que deveria estar na minha listinha de desejados. A Sombra do Vento é uma paixão antiga, indicação de grandes colegas leitores, e que me cativou bastante só no olhar.

A Noite (Elie Wiesel) 

Após a agonia que viveu como prisioneiro de Hitler, Elie Wiesel encontrou uma arma para evitar que algo semelhante ocorresse novamente - a memória. O autor, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1986, narra em "A noite" os horrores que presenciou nos campos de concentração alemães na Segunda Guerra Mundial, inclusive a morte de seus pais e sua irmã mais nova.

- Eu tenho um gosto em especial por livros que tratam com veracidade o holocausto na época da Segunda Guerra Mundial, e já devo ter falado isso aqui várias vezes. Este por sua vez, eu conheci através de outro livro que faz uma menção a ele, e precisei no mesmo instante colocá-lo em minha Wishlist, porque saber que a história foi real de verdade me instigou ainda mais, tocando meu íntimo. Não se trata de mais um livro de ficção que aborde esse tema, mas sim de uma história fatídica. Não duvido do quão emocionante seja...  de fato apreciável. 

O Palácio de Inverno (John Boyne)

No novo romance histórico do autor de "O Menino do Pijama Listrado", um garoto de dezesseis anos é catapultado dos grotões da Rússia para o fausto da corte imperial. Ali, por quase três anos, irá testemunhar, do olho do furacão, eventos que alteraram por completo os rumos da história do século XX. Pode-se fugir da história? Será possível viver no anonimato após uma existência de fausto e glória? A vida comum é assim tão diferente da vida pública? Geórgui Jachmenev passou a vida inteira se debatendo com essas questões, e agora, prestes a perder o grande amor de sua vida, tenta encontrar uma resposta para elas ao refletir sobre seu percurso num século XX que sempre lhe pareceu longo demais. Seus feitos começaram cedo: aos dezesseis anos, em ação impulsiva e atabalhoada, o rapaz impediu um atentado contra a vida de ninguém menos que o grão-duque Nicolau Nicolaievitch, irmão do czar Nicolau II, que, agradecido, nomeou Geórgui o guarda-costas oficial de seu filho Alexei, destinado a ser o próximo czar. Uma reviravolta impressionante, que o levou da taiga russa para o fausto dos palácios moscovitas, cenário que, apesar da amplidão e luxo de seus imensos corredores, iria se revelar bem mais inóspito que os frios grotões de sua vida anterior. A dura experiência com esse mundo gélido de intrigas palacianas, às quais sempre era jogado contra sua vontade, e de grandes tensões e responsabilidade só foi apaziguada com a chegada do primeiro amor, Zoia. Mas os tempos eram agitados, e a história deixou pouco espaço para idílios: quando a Revolução Bolchevique tomou de assalto o país, e isolou toda a família doczar numa casa de campo nos arredores de Ekaterinburg, mais uma vez Geórgui teve de agir rápido a fim de salvar a si e a Zoia. A vida com ela lhe custaria pátria, família e prestígio, e ele jamais se arrependeu disso - mas e para Zoia, o que teria custado? Numa narrativa fascinante, em que presente e passado vão convergindo em capítulos alternados, da Inglaterra dos anos Thatcher para a época dos czares russos, e dos anos difícies da segunda Guerra Mundial para o turbilhão da Revolução Bolchevique, acompanhamos Geórgui em meio a acontecimentos históricos decisivos que acabam por se revelar mero pano de fundo para uma história de amor que esconde um grande mistério, talvez maior que a própria história.

- Minha paixão por O Menino do Pijama Listrado me levou a conhecer este livro que almejo há bastante tempo. Além do meu amor pela ''história'' propriamente dizendo, o enredo parece fazer jus à proposta. Não duvido da qualidade de O Palácio de Inverno, e acredito que irei gostar tanto quanto o primeiro livro que li de John Boyne.


O Peso do Silêncio (Heather Gudenkauf)

Aconteceu numa quieta manhã de agosto: duas famílias acordam para um pesadelo. Suas filhas sumiram na noite. Calli, com sete anos, é doce, meiga e muda. Petra, sua melhor amiga, sua alma gêmea e sua voz. Agora, estas famílias estão unidas pelo mistério do que aconteceu a suas filhas. E a solução está oculta no silêncio de seus próprios segredos.

- Primeiramente, a capa me chamou muita a atenção.  *-*  É bem linda, e diferente, o que me chamou muita a atenção. E a história parece ser muito bacana, do tipo emocionante... tem como não querer ler?



E então, pessoal? Alguma dica ou sugestão? O que acharam dos livros? Já leram algum deles? Opinem a vontade... vou adorar saber o que vocês tem a dizer.  ;)

6 Comentários

  1. Acabo de comprovar que realmente temos um gosto bem parecido!!

    Adoro ver Wishlists dos outros Kkkk

    Sabe que eu nunca tinha parado pra ler a sinopse de A passagem?! Parece ser muito bom!!

    Ahhh o meu desejadíssimo A sombra do Vento!! \o/\o/ Também é minha paixão antiga, nossa quero muito ler um livro do Zafón. Esse tá no topo da minha lista!!!

    Ai você me apresentando outro livro do gênero que eu adoro. Não conhecia A noite. Saber que é uma história real me deixou ainda mais curiosa.

    O palácio de Inverno é outro que faz tempo que está na minha lista! Eu ainda não li O menino do Pijama Listrado, mas quero muito ler. E uma vez, enquanto bisbilhotava pelo Submarino, dei de cara com esse livro, a capa me chamou muita atenção e eu gostei bastante da sinopse, foi pra wishlist na hora! ;)

    Tbm não conhecia O Peso do Silêncio, já estou bem curiosa pra saber o que aconteceu com essas meninas...

    Gostei bastante da sua Wishlist!! Totalmente aprovada!

    Beijos!

    http://livrosetsurus.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fran, se eu fosse postar minha wishlist, eu teria de ter um blog só pra isso! ahaha
    É tanto livro que eu quero...

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Preciso fazer uma wishlit também D:
    Gostei da sua!

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler "A Passagem", "O Peso do Silêncio" e "Palácio de inverno", do ótimo escritor John Boyne. Teve uma vez que achei "A Sombra do Vento" em um sebo, mas nem liguei muito para ele, infelizmente.
    Adorei saber sua wishlist!
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esse A Passagem parece interessante, apesar de o fato da enorme sede de sangue e hipersensibilidade a luz ser meio clichê. Pra variar eles adoram sangue humano e de nenhum outro animal mais. Hehe... Mas essa coisa de a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma é uma analogia bem bacana, de toda forma fiquei curioso para conhecer melhor este livro.

    ResponderExcluir
  6. Ah, adoro esse tipo de post :D Dos livros citados tenho que confessar que a tempos estou louca para ler A Sombra do Vento e O peso do silêncio, ambos parecem ser muito bons.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!