E aí, pessoa? Tudo bem com vocês? \O/
Faz algum tempo que estou querendo dar início a uma nova coluna no blog que mescle filmes, livros e adaptações cinematográficas... em breve devo estar colocando-a no ar, e assim explicarei melhores como funcionará e sobre o que exatamente tratará. Mas enquanto isso não acontece, eu resolvi trazer hoje um post que, na verdade, é uma junção de informação e indicação. :)
Estreia hoje nos cinemas de todo o Brasil o filme Capitães da Areia, dirigido por Cecília Amado. O filme, como muitos de vocês devem saber, foi inspirado na obra de Jorge Amado, escritor da segunda geração do modernismo. A diretora do longa-metragem é a neta do autor, que dedicou sua estreia como cineasta para fazer uma homenagem ao avô, além de homenagear também uma das suas obras mais queridas e amadas. Confira o trailer aqui. Segundo Cecília, o avô foi ousado por mergulhar na temática da pobreza infantil, uma dura realidade que até então os autores brasileiros não tinham se atrevido a retratar. Além disso, o livro tornou-se leitura obrigatória em muitas escolas de ensino médio do país (inclusive aqui), e acabou sendo foi traduzida para 15 idiomas, vendendo cerca de cinco milhões de exemplares em todo o mundo.O romance, que retrata o cotidiano de um grupo de meninos de rua, procura mostrar não apenas os assaltos e as atitudes violentas de sua vida bestializada, mas também as aspirações e os pensamentos ingênuos, comuns a qualquer criança. Um verdadeiro documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador... e o Jorge Amado a descreve em páginas carregadas de beleza, dramaticidade e lirismo.
Animados com a adaptação? Já leram a obra? Alguma coisa a dizer a respeito da narrativa ou sobre a produção? Vamos lá, pessoa, comentem! ;)








Nossa..
ResponderExcluirNunca tive vontade de ler esse livro, culpo o fato de a escola querer me obrigar (nunca li um livro que a escola tentou me empurrar "guela a baixo" hehe)
Mas lendo esse post.. não sei.. parece que minha opinião mudou.. e hoje também não seria mais obrigada a ler ele... seria por prazer..
Tá ai.. vou rever meus conceitos sobre esse livro!!
Att.
Lika
www.fernandameireles.com
Eu não suporto filmes brasileiros, então é provável que eu nem veja esse filme. Nunca li o livro, mas adorei estudar o escritor nas aulas de literatura. Acho que o filme receberá um enorme público, porque esse livro se tornou um clássico da literatura brasileira.
ResponderExcluirAdorei a nova coluna!
Beijos ;*
Ana Carolina
http://loucospor-livros.blogspot.com
Oi, Fran. Minha mãe é louca para eu ler esse livro. Ela realmente gosta, foi um livro que ela leu na adolescencia, creio eu, e tem na estante até hoje. Não faz muito meu estilo, mas tenho curiosidade. Saber porque ele é tão aclamado, respeitado. As vezes me pergunto o que faz de um classico, um classico. Soa bem ignorante, mas é verdade, haha. O filme acho que não vou gostar, mas to considerando dar uma lidinha no livro. :)
ResponderExcluirBeijos
Mulher gosta de falar
Ah, que vergonha, mas tenho que confessar que nunca li esse livro. Não sei porque mais livros assim não chamam muito a minha atenção. Porém agora com o lançamento do filme fiquei bem interessada já que gosto de poder comparar qual é melhor. Quem sabe quando minha fila de leitura diminui eu o leia.
ResponderExcluirBeijos&beijos
Book is life