Olá, pessoal!

E aí, estão aproveitando muito o fim de semana e as férias?
Hoje trago para vocês uma resenha que há tempos eu queria postar aqui no blog, do livro da Lispector que li e adorei!
Espero que possam gostar da resenha também!

Título: A Hora da Estrela
Autor: Clarice Lispector
Editora: Rocco
Páginas: 88
ISBN: 85-325-0812-X
Nota: 4 de 5


''Em seu último romance, Clarice Lispector criou um narrador fictício, Rodrigo S.M, que relata a vida da jovem nordestina Macabéa, ao mesmo tempo em que reflete sobre os sonhos, as manias e os conflitos internos da garota. Ele diz: 'Eu não inventei essa moça. Ela forçou dentro de mim a sua existência. Ela não era nem de longe débil mental, era à mercê e crente como uma idiota. A moça que pelo menos comida não mendigava, havia toda uma subclasse de gente mais perdida e com fome. Só eu a amo'.''

 

Última obra publicada de Clarice em vida, em 1977, o livro conta com um narrador (alter-ego de Lispector) que relata a história de uma nordestina, Macabéa, que veio para a cidade grande tentar sua sobrevivência. A narrativa, complexa, é marcada pela presença dos conflitos existenciais da protagonista, bem como do próprio Rodrigo S.M, que está condenado a uma doença terminal. 
Com uma análise psicológica mais aprofundada, característica forte predominante na 3ª geração do Modernismo, Rodrigo nos conta a vida alienada e sem perspectiva que leva a protagonista. 
Alagoana e com 19 anos, orfã de pai e mãe, foi criada por sua tia desde a infância. Esta por sua vez dava castigos para a menina muitas vezes sem motivo e lhe privava da sua maior paixão: queijo com goiabada.


Após alguns anos, Macabéa vai com sua tia para o Rio de Janeiro e embora não soubesse escrever direito e não tivesse estudado muito, faz um curso de datilografia e consegue emprego como tal. A partir do momento que sua tia morre, passa a morar com mais quatro moças que trabalhavam em uma loja popular. Tinha como companheiro seu inseparável rádio-relógio, onde não perdia o programa "Você Sabia", que informava a hora certa e distribuía cultura inútil, sem ao menos nenhuma música. Não se alimentava bem, tampouco tomava banho regularmente. Cheirava mal e era dotada de uma aparência pálida, posto que não se alimentava bem. Disfarçava sua fome com pedacinhos de papel que comia. 
Certo 7 de Maio, Macabéa mente em seu trabalho e diz que vai ao dentista, quando na verdade espera as moças que moravam com ela saírem para colocar uma música alta, dançar e tomar café solúvel... É nesse dia que conhece seu único namorado, Olímpico de Jesus, homem de mau caráter e ambicioso, migrado também do Nordeste. Veio fugindo pois matara um homem. Em um namoro pouco convencional, Olímpico sedmpre se irritava com as tolices de Macabéa, onde ela sempre se desculpava com medo da perda. 

A alienação se acomete tanto de Macabéa que, após este episódio, ela vai ao médico e descobre que tem tuberculose, mas por se sentir bem somente pelo fato de ter ido ao consultório, se isenta de comprar o remédio receitado. 

Aconselhada por uma colega, Macabéa recorre a uma cartomante para saber acerca de seu futuro e a previsão é de que ela se casaria com um estrangeiro rico, que daria todo o amor de que ela precisava.
A partir daí, metáforas percorrem pelo texto e o final também se encontra em um estado metafórico...


A história, vista assim, nos parece entediante e desprovida de algum conteúdo sequer. Mas, pelo contrário... Nessas enyrelinhas é que Clarice tem muito a nos contar e a nos alertar. Sua obra foi composta de vários elementos em que a autora justifica essa alienação de Macabéa: se sente responsabilizada pela injustiça social e alienação em que se encontra a personagem, afinal, problemas socioeducacionais não são somente problemas pertencentes ao governo e sim também a nós, que devemos lutar por condições melhores. 
Durante toda a obra percebemos o quanto ter conhecimento é o que move nosso mundo. Com ele se é realmente livre e é possível se ter uma vida ainda mais recheada de expectativas maiores, sonhos abragentes, criticidade... e isso nos fará, consequentemente, a nos mover para um presnete e futuro melhores. 
Recomendo muito a leitura e é só no final que vocês realmente saberão a metáfora e o momento que significa A Hora da Estrela. 


Curiosidades

FILME: A história de Macabéa foi transportada para o cinema pela diretora Suzana Amaral em 1985, num filme hoje considerado clássico e que foi consagrado como recordista de premiações no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro ao arrebatar 12 troféus. Além disso, revelou a atriz Marcélia Cartaxo, consagrada com o Urso de Prata do Festival de Berlim de 1986, e foi um dos filmes nacionais mais vistos no exterior, por ter sido vendido para mais de 20 países.

CDs: Para a versão em áudio dessa que é a obra máxima de Clarice Lispector, foi escolhido o ator Pedro Paulo Rangel, consagrado como o maior especialista brasileiro deste tipo de transposição do texto literário para o teatro com a peça Soppa de Letra, idealizada e interpretada por ele, com a qual conquistou o Prêmio Shell de Melhor Ator de 2004. Seu magistral trabalho de leitura é complementado pela participação especial da cantora Maria Bethânia, que narra a dedicatória do autor. Fã incondicional de Clarice, a cantora, desde o começo de sua carreira, sempre intercalou a leitura de trechos de livros da escritora às canções que interpretava em seus shows.

Um Comentário

  1. Adoro esse livro. Fui 'forçada' a lê-lo no segundo ano do ensino médio em 2008 e me apaixonei pela história. Lembro que mergulhei na história e a terminei em dois dias. Clarice é incrível. Ela consegue te prender, te fazer refletir, te fazer sentir a história. Já tinha tido contada com CL na oitava série em 2006 com os diversos contos que a minha professora de Redação passou no final do ano. Já senti a magia que ela transmitia a partir dali, porém virei sua fã por causa desse livro. Ótima resenha, Isabella. Adorei. :)

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!