"Diferentemente das redes de relacionamento pessoal, o que importa no site não são as fotos dos usuários ou para que time eles torcem, e sim o que merece ou não ser lido."
Estadão


Em um país onde os índices de leitores assíduos são considerados baixos, as redes de relacionamento para os amantes da literatura andam ganhando um espaço notório, e até, quem sabe, promovendo um maior incentivo no âmbito nacional.

Segundo dados recentes da 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, feito pela Ibope Inteligência com 5 mil entrevistados em 315 municípios entre junho e julho de 2011, o brasileiro lê em médio 4 livros por ano. Mas o que de fato levam as pessoas a lerem tão pouco? Ou, ainda, qual o principal motivo para tanto desinteresse? Isso é o que pesquisadores e os sites criados para tal tentam descobrir. Para isso são criados mecanismos que dão ao leitor a capacidade de livre expressão, ou seja, eles poderão ofertar livremente suas respectivas opiniões da forma mais dinâmica possível, de modo rápido e simples.

Seria inoportuno, no entanto, não frisar que possuímos, sim, uma margem bastante considerável de leitores frequentes – e a blogosfera literária é a prova viva disso. Mas a verdade mesmo é que somos carentes de ledores, e talvez a deficiência esteja no processo histórico de ensino. Por isso, ainda há muito o que ser revisto e reformulado, principalmente na educação. Até lá, são as redes sociais que irão continuar tentando mudar essa condição, buscando acabar aos poucos com o ''ler por obrigação'', mesmo que às vezes em prol da indústria cultural. Mas como isso será possível? Bem... isso pode ocorrer sem a pessoa ao menos se dar conta.

Aqui no Brasil as iniciativas, apesar de poucas, são existentes e populares. Semelhante às redes sociais mais tradicionais, os sites literários são fáceis de usar, dinâmicos e bastante atrativo aos olhos dos usuários. Com elas é possível listar o que está sendo lido, o que já foi lido, o que se pretende ler, o que deseja, o que é considerado como favorito ou o que foi abandonado. Os leitores ainda podem compartilhar com os demais suas respectivas opiniões sobre as obras através de notas, comentários ou até resenhas, formando assim uma legítima estante virtual carregada de críticas e conceitos. E o melhor disso tudo é que cada um pode ter tudo isso em seu perfil juntamente com as informações pessoais que deseja inserir. [...]



8 Comentários

  1. Fran parabéns pelo belo texto :)

    Creio que o número de leitores podem aumentar com o tempo no Brasil. Mas penso que esse número é menor pela falta de incentivo por vários ângulos e também por forçarem aos alunos das escolas a lerem por obrigação e assim os professores e escola em geral pensam que estão evoluindo o incentivo da leitura entre os alunos.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Super show a postagem.
    Seguindo o blog!!!
    Se ainda não seguiu, convido-a para seguir:
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    Preciso de seguidores para conseguir mais parcerias ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. O número de leitura nessa país ainda vai aumentar 0/

    Beijos.
    Me visita ?
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu acredito que o número de leitores aumentem significativamente. Primeiro motivo é o grande número de autores nacionais criando boas obras, e consequentemente, a valorização das editoras para com eles. Depois a própria rede social, que cada vez mais atrai a atenção das pessoas. Mas, antes de tudo, o hábito de leitura deve ser imposto sobre as crianças desde cedo, seja na escola, em casa, onde for, para que quando cresça mantenha o ritmo.

    Carlos Magno,
    http://cantinadolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que o número de leitores vá aumentar a cada ano.
    Cada dia mais projetos de incentivo a leitura são formados, a divulgação e incentivo a leitura está cada dia maior.
    Acredito que, em poucos anos, esse número terá dobrado :)
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Acredito, que aos poucos, os números de leitores no Brasil tem aumentado. Não tanto como deveria, mas vem aumentando aos poucos.
    Gostei muito da ideia e espero que ela seja mais ampliada.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, está incrível. Eu acho que o número de leitores no Brasil vai crescer sim, mas talvez demore um tempo.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu "conheço" tanta, mais tanta gente aqui no Brasil que gosta de ler, e ainda não entendo por que o índice de leitores ainda é baixo.

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!