Título: O Ano de Leitura Mágica
Autor: Nina Sankovitch
Edição: 1
Editora: Leya
Páginas: 292
ISBN: 9788580442656
Nota: 4 de 5

SINOPSEVocê seria capaz de ler um livro por dia durante um ano? Essa foi a promessa que Nina Sankovitch fez a si mesma após perder a irmã mais velha para o câncer. Embora precisasse cuidar dos quatro filhos, do marido, e ainda ter que lidar com os percalços que fazem parte do cotidiano de uma grande família, Nina cria uma jornada para si mesma: ler um livro por dia durante um ano inteiro, e resenhar um por um. Nesse verdadeiro sonho literário, nossa heroína descobrirá que o ano de leitura mágica mudará tudo ao seu redor.

Comentários:

Nina Sankovitch compartilha em ''O Ano de Leitura Mágica'' sua vida em fragmentos mesclada à sua paixão pelos livros. Essa é uma história real que promete sensibilizar qualquer leitor aficionado, e posso afirmar que comigo seu propósito foi totalmente cumprido.

Nina faz parte de uma família devota à literatura, uma paixão singular que fez com que ela se remetesse a um (intenso) projeto de leitura à procura de fuga e um caminho para o mundo. Após perder para o câncer sua irmã mais velha, Anne-Marie, Nina (ela é a do meio de três irmãs) passa a repensar em sua vida, na importância de sua família, e no quanto as coisas perderam o rumo e sentido com a doença de Anne.

É no seu aniversário de 46 anos (mesma idade em que sua irmã se foi, há aproximadamente três anos), que Nina inicia sua longa jornada pelo universo literário. Sua meta consiste em ler um livro por dia, durante um ano. E, além, disso, todos os livros precisam ser resenhados e publicados em um blog... essa seria a forma ideal de compartilhar com demais leitores suas experiências literárias.

E assim se dá o desenvolvimento da narrativa. Nina nos conta como foi ter que dividir seu tempo diário entre a leitura, a escrita, os filhos (ela tem quatro meninos) e seu marido, uma rotina corrida que exigiu a abdicação de muitos outros hobbies/afazeres. Ao mesmo tempo em que ela faz isso, memórias do passado vêm à tona, seja de momentos com suas irmãs (principalmente Anne-Marie) ou com seus pais, seja de leituras passadas.

O ponto alvo do livro, definitivamente, está nas passagens maravilhosas que Nina escreve. São muitos quotes excelentes, todos repletos de nostalgia... são memórias que até parecem ser do leitor, além de trechos sobre a importância dos livros em sua vida. Sua escrita pessoal contribui para que sejamos transportados para a sua história, e para que consigamos repensar sobre nossas atitudes, nossas atividades, nossa rotina e, principalmente, nossas prioridades.

Nina precisava cumprir essa meta porque descobriu que isso a deixaria mais perto de Anne-Marie, ao mesmo tempo em que a confortaria, além de trazer novos conhecimentos, viagens, reflexões... talvez alguns não entenderiam a importância incumbida nos livros, mas o fato é que ela saiba o quanto isso era essencial para ela. Apesar das dificuldades na execução de seu projeto, o cumprimento foi um sucesso em todos os sentidos.

Outra coisa bacana é que alguns dos livros são basicamente descritos, ditos de forma marcante e o porquê. Ela ratifica a necessidade de ler livros bons (seja lá de qual tamanho for) para que não haja tempo perdido com leituras maçantes. A busca por boas histórias, bem como a seleção de obras e gêneros também são tratados ao longo do narrativa.

Uma coisa que não me agradou tanto, todavia, foi a estrutura adotada pela autora. A capitulação do livro é mediana e a escrita de Nina é bastante envolvente, mas no geral a coerência do livro é um pouco confusa. Ela vai do presente ao passado com muita facilidade, e isso às vezes incomoda no andar da leitura. Outra coisa que pode vir a enfadar o leitor é o fato dela dar muita prioridade aos fatos corriqueiros e familiares, quando muitos podem estar a procura apenas da sua vivência literária, ou buscando mais comentários sobre os livros que ela leu. Eu confesso ter esperado um pouco mais disso, sim. Mas, no geral, não acredito que esse fato tenha sido de um todo negativo.

Esse é o tipo de história que chama a atenção por sua particularidade. Ela mostra um exemplo verossimilhante de como é possível mudarmos nossas prioridades em prol de algo que desejamos conquistar. Recomendo para os amantes da leitura assídua que gostam de histórias cotidianas.


7 Comentários

  1. Olá Fran. Esse livro é muito fofo mesmo. Não é excelente em termos literários, mas como você disse nos passa mensagens muito boas. Uma reverência aos amantes de livros e boas histórias. Fico feliz que tenha gostado. :) Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Fran, que história interessante! Não conhecia a obra, mas não há como negar o poder dos livros de nos transportar para outras realidades e amenizar alguns conflitos pessoais. Gostei bastante da proposta e acho que a sua resenha conseguiu expressar bem a intenção da Nina.
    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Francielle!
    Parabéns pela resenha, ficou super explicativa e consistente. É um livro auto-biográfico, certo? Acho que nunca li nada do gênero. Estou surpresa como uma mulher com a rotina dela conseguiu cumprir o desafio. Me senti meio decepcionada comigo mesmo depois de encarar essa perspectiva hahaha!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Essa mulher certamente é um exemplo pra mim. Não conseguiria ler um livro por dia, mas um exemplo de lutar pela realização de um projeto. Adorei a resenha e me interessei pelo livro, Fran. :)

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já havia visto você comentando sobre o livro e fui ler a sinopse e despertou minha curiosidade (demais, confesso). Ainda que tenha visto agora que não é tão intenso quanto aparenta, deverá ter um lugar brevemente nos meus "lidos". Parabéns pela resenha :)

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Hey
    O enredo me lembrou um pouco Julie&Julia, só que lá são receitas haha

    Achei a ideia bacana e invejei um cadinho, porque ler um livro por dia.. aí até dois, adiantaria muito meu lado hahaha

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  7. Fran adorei conhecer sua opinião e apesar dos pontos negativos do livro fiquei curiosa e espero ler o meu em breve. Estou focando nas séries, livros de parceria e nacionais da minha estante, mas desse ano não passa. Valeu pela dica e pelo incentivo.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!