Título: A Garota Que Você Deixou Para Trás
Autor: Jojo Moyes
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Páginas: 384
ISBN: 9788580574715
Nota: 4 de 5

SINOPSE: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. 
Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, 'a garota que você deixou para trás' alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

Comentários: 

Ler as histórias de Jojo Moyes é sempre muito gratificante; é o mesmo que querer acertar quando estamos falando de uma leitura que realmente nos faça ir além das nossas expectativas. Em A Garota Que Você Deixou Para Trás, apesar de algumas poucas ressalvas, foi assim que eu me senti, recompensada exatamente como nos livros anteriores.

A primeira parte do livro apresenta um pouco da história de Sophie, do quanto ela era determinada e do que ela fora guerreira em nome do amor. Sua rotina e seu relacionamento com os irmãos e os sobrinhos, bem como com os vizinhos da rua em que vivia, também é acentuando claramente para que entendamos a dinâmica dos fatos. E o pano de fundo nada mais é do que a conflitante Primeira Guerra Mundial, então dá para imaginar as dificuldades enfrentadas por essa família, sujeita a fome, trabalho escravo e maus tratos.

Em contrapartida temos Liv Halston, apresentada na segunda parte da trama. Liv está vivendo um interminável luto pela perda do seu marido, que era seu mundo; sua vida. Isso a impede de seguir adiante, de se relacionar com outras pessoas e, principalmente, de se desfazer de tudo que lembre o falecido marido. Como forma de consolar sua dor, Liv acaba se apegando a um presente dado por ele: a pintura de uma mulher intitulada de 'a garota que você deixou para trás', que inspira mistério. Só que a família do autor do quadro, ao descobrir sua existência, entra na justiça pedindo a obra de volta. É deste modo que Liv encontra força para defender com unhas e dentes aquilo que ela julga ser realmente seu.

Ambas as histórias, mesmo após décadas, estão conectadas graças ao quadro pintado por Édouard. Embora sejam exploradas da mesma forma forma, eu não consegui me envolver com os 'dilemas' da Liv. Achei os desdobramentos centrados nela um pouco arrastados, à passos lentos, e sem muita vibração. Talvez a minha impressão se dê por falta de simpatia com a personagem... ao contrário de Sophie, que roubava as cenas com sua história sofrida e difícil, tornando-se, e aos meus olhos, a verdadeira protagonista do livro. Conclui que a história de Liv serviu como pano de fundo para entendermos o que aconteceu de fato a Sophie, e essa foi uma ideia genial da autora.

Jojo escreve de um modo especial , envolvente, e com excelentes atribuições e passagens que te levam adiante até nas partes mais mornas da trama. A capitulação segue na medida, e a leitura fui de acordo com as necessidades do leitor. É difícil fazer medições, mas com certeza você não terá pressa em meio a pressa... irá saborear ao seu modo, como eu fiz. E não irá se arrepender!

Portanto, recomendo demais o livro. Não acho essa a melhor narrativa para se adentrar no universo de Jojo Moyes, mas com certeza será uma leitura indispensável para os admiradores da autora. E, Intríseca, por favor, lance mais livros da Jojo (Um Mais Um já vem por aí)!!!!


5 Comentários

  1. Oi Fran. Tudo bem???

    Acredita que eu nunca li nada dessa autora. Acho as capas dos livros dela maravilhosos, mas a sinopse não consegue me atrair, muito menos os nomes extremamente cumpridos! :P Não sei se algum dia darei uma chance a essas leituras, mas nunca se diz nunca não é? Quem sabe eu me apaixone assim como você!
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
  2. Ah Fran, preciso logo conhecer a escrita da Jojo. Já tinha lido algumas ressalvas sobre esse livro, mas com seus comentários acho que entendi melhor o porquê. Creio que também gostarei mais da Sophie. :) Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Fran é sempre tão bom saber sua opinião sobre os livros lidos. Adoro a forma como vc escolhe as palavras, elas sempre me transmitem verdade e sentimentos inspiradores.
    Ainda não li nada da autora, mas tenho A Última Carta de amor e pretendo ler logo em breve.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran!
    Nossa como eu esperei pelos seu comentários sobre esse livro kkk
    Concordo com você que a parte que se refere a Sophie é bem mais envolvente e angustiante sem contar todo o contexto da história que fez com que eu pelo menos devorasse essa parte. Os capítulos dedicados a Liv eram mais parados e acho que a cisma também se deve ao fato de que a Sophie era uma guerreira e a Liv meio que se deixa abater pelas circunstâncias.
    Esse não é o meu livro predileto da autora, mas é realmente muito bom e valeu demais ter lido.
    Ótima resenha, xuxu =*
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran,
    Tenho curiosidade de ler algum livro da Jojo Moyes, pq acho as sinopses dos livros dela bem promissoras. Adoro quando o autor consegue conectar duas tramas paralelas, que acontecem em períodos de tempo diversos.
    Quero ver se leio Um Mais Um esse ano.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!