Sabe aquele autor que todo mundo ama, que todo mundo fala bem, mas que você nunca teve a chance de ler? Existem vários escritores famosos que eu tenho até vergonha de dizer que não conheço nenhuma obra sequer (conhecer no sentido de nunca ter lido)... chega a ser frustrante, principalmente quando você tem vontade de conferir o trabalho desse(s) mito(s).

Foi pensando nisso que eu resolvi usar o listologia para deixar esse constrangimento de lado e listar os quatro autores que, por algum motivo banal, eu AINDA não li – e que, consequentemente, eu pretendo conhecer em breve. Conto com você para indicações de livros dos escritores abaixo, hein!? Vamos lá!

Da esquerda para a direita: Clarice Lispector, Stephen King, José Saramago e Arthur Conan Doyle.






Clarice Lispector - Em minha defesa, antes que eu seja apedrejada, eu já tive contato com Lispector, sim. Mas todas as vezes foram através de textos isolados, quase todos jornalísticos. Eu até tenho um livro maravilhoso que reúne várias publicações (entrevistas, crônicas, artigos, etc) da autora na impressa ao longo de sua carreira. Só que eu nunca li nenhum livro de fato, e, sinceramente, não sei por qual começar. Tenho medo de não enxergar esse brilho que todo mundo vê em seus textos literários. Alguém me ajuda?

Stephen King - Eu não costumo ler o gênero terror, mas, definitivamente, quero experimentar a escrita do King. O cara já tem uma trajetória marcante na literatura estrangeira, com várias obras lançadas e adaptadas, e é mundialmente conhecido por sua perspicácia. Todo mundo conhece a escrita desse autor! Menos eu. Tá mais do que na hora de conferir o que ele tanto tem de especial. Qual livro você recomenda para uma iniciante?

José Saramago - Meu interesse por Saramago provém de 'Ensaio Sobre a Cegueira', leitura que inclusive eu venho adiando há bastante tempo. Mas há quem diga que o autor é muito mais que esse livro (de muito sucesso!). Ele, por vezes, é caracterizado por sua escrita peculiar, provedora de impacto e estranheza, do tipo que divide opiniões. Enfim, tenho muita vontade de saber o que eu irei achar do famosos escritor português , agraciado com nada mais nada menos que o Nobel de Literatura.

Arthur Conan Doyle - É vergonhoso, eu sei, mas é verdade: eu nunca li Sherlock Holmes. E olha que eu adoro histórias de detetives famosos, de investigação. Simplesmente não consigo entender o motivo de ainda não ter contato com esse escritor. Mas nunca é tarde, não é mesmo? Sou doida para embarcar em uma de suas aventuras, resta descobrir qual. São tantos livros! E eu nem sei por onde começar... alguém teria alguma recomendação?

Bem, é isso aí. Vamos ver se esse post me ajuda a não deixar esse autores para trás por mais tempo. Enquanto isso, ficarei aguardando as suas dicas. Ou se preferir desabafar, lá vai: qual autor você tem vergonha de dizer que nunca leu?


7 Comentários

  1. Oi Fran. Dos autores que você listou, ainda não li o King e o Conan Doyle. Desse ano não passa. Não sei se você sabe mas sou louco pelos livros da Clarice. Comecei a lê-la por A Hora da Estrela. É uma novela super curta, que acho que dá pra ter uma ideia se a narrativa da autora lhe agradará ou não. Adorei essa nova coluna. Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran!
    A gente se sente mesmo meio culpada por não conhecer alguns autores considerados essenciais para literatura. Compartilho desse sentimento e tenho bastante vontade também de ler o Saramago embora não tenha vontade de ler Ensaios sobre a cegueira... sabe como eu sou né kkk todo mundo fala bem e eu já fico com o pé atrás.
    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muita vontade de ter as obras da Clarice Lispector também. Eu também só li textos isolados dela.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Como você já conferiu uma série de três posts onde abordei o assunto acho que nem preciso mencionar, né Fran? Dois deles até estão aí. Me encontro na mesma situação que você com Clarice Lispector. Já conferi textos isolados, a maior parte como material de estudo. Mas ainda quero conferir seus livros. Sobre King, a maioria recomenda começar por Carrie - A Estranha, seu primeiro livro. Por isso já o adquiri. De Conan Doyle já garanti toda a coleção de Sherlock Holmes, só começar. Fico um pouco dividida sobre Saramago, acho que ainda não pesquisei o suficiente sobre ele. Mas taí, ótimo post. :)

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já li obras de todos os quatro listados. Lispector definitivamente não é meu tipo de leitura. Já me arrisquei em 3 livros dela e só terminei um. Saramago só li Ensaio Sobre a Cegueira e putz... QUE LIVRO! Os outros dois sou suspeito em falar. Stephen King é um gênio que, se eu pudesse, faria questão de ter todos os livros na prateleira. Conan Doyle é responsável por um dos meus personagens favoritos da literatura. SÓ e Apenas isso. hhuahauhauah. Enfim, se eu tivesse que indicar algum deles pra você ler imediatamente, sem duvidas seria os livros de Sir Conan Doyle. #FicaaDica. Excelente post Fran!

    http://www.cantinadolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Tudo bom? Então também tenho alguns autores que não li nada ainda e que todo mundo fala super bem, tipo Harlan Cobe. Dos que você citou da Clarice acho que A Hora da Estrela dela é muito divertida. Do Saramago tenho Ensaios sobre a cegueira, mas também ainda não li...rsrs...E do tio King bom ai tem uma lista, mas com esse é o seguinte ou tu ama ou tu odeia o cara...rsrs...Para iniciar talvez fosse bom você começar com os contos dele ou com algum livro do tipo Carrie, a estranha.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Dessa lista só não li José Saramago e confesso que não tenho vontade =\ pelo menos por enquanto =| mas desejo que vc consiga ler e tirar suas próprias conclusões.

    Da Clarice Lispector eu li A hora da estrela, A paixão segundo G.H. e alguns contos, na época da escola. Confesso que gostei mas (não sei foi por minha inexperiência na época) não me envolvi tanto com a leitura e com os enredos. Mas penso em ler algo dela atualmente para ver como me sentirei.

    Do King li Carrie, a estranha (porque já tinha visto todas as versões do filme e sempre achei interessante, tenso e intenso). Mas confesso que a narrativa demorou um pouco a me fisgar, mas no fim gostei da experiência e até hoje acredito que a mãe da Carrie é uma das criaturas mais repugnantes do universo.
    Conheço uma blogueira que já leu e resenhou vários livros do King. Visita o blog dela e troca uma ideia, quem sabe ela te indica um título bem legal. Aqui o link do blog dela: http://booksmanybooks.blogspot.com.br

    Do autor Arthur Conan Doyle só li A Vampira de sussex e outras histórias. Gostei, mas até agora não li mais nada dele, mas pretendo assim que possível.

    Enfim adorei o post e desejo que vc consiga ler algo desses autores ainda esse ano.
    Beijos e boa sorte com essa meta literária!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!