Os livros de colorir para adultos são os novos queridinhos do mercado editorial, e isso não é segredo para ninguém. Talvez em outros países o gênero tenha se expandido mais cedo, mas aqui no Brasil ele começou a tornar-se popular somente no final de 2014, com o lançamento de Jardim Secreto: livro de colorir e caça ao tesouro antiestresse, da britânica Johanna Basford, pela Editora Sextante. 

O sucesso foi tanto (só em março deste ano Jardim Secreto vendeu mais de 22 mil exemplares no total), que em abril a editora lançou sua segunda obra neste segmento. Foi a vez de Floresta Encantada, da mesma autora, bombar na categoria de livros mais vendidos no país. 

Com a febre de vendas, várias outras editoras decidiram apostar no gênero, todas inspiradas em novas propostas temáticas a fim de atender a preferência de todos. Foi percebendo a rapidez com que tantos livros de colorir chegaram ao mercado editorial, que eu revolvi fazer uma lista deles para você que está interessado em adquirir novas experiências antiestresse. Veja!

Imagem: Google.
 
1. Natureza Para Colorir (Christina Rose), da L&PM, traz uma jornada de descobertas entre folhagens, pássaros e insetos que ganharão vida com um toque de cor. São 50 ilustrações que inspiram uma viagem por linhas, curvas e espaços em branco. Além deste, a editora conta com o Livro de Bolso Para Colorir e Relaxar, com imagens de animais, flores, plantas e mandalas que promete levar sua mente para longe do stress de todos os dia.

2. Livro de Colorir: Natureza e Paisagens, da Discorevy Publicações, tem o propósito de fazer com que o leitor encontre com o seu ''eu'' interior, ativando a harmonização e a paz do seu corpo e mente através das cores. Outro livro com a mesma proposta que faz parte do mesmo grupo editorial é o Animais Silvestres.

3. Gatos: O Livro de Colorir (Marjorie Sarnat), da Galera Record, conta com ilustrações criadas especialmente para os entusiastas de felinos. Apresenta-se como uma válvula de escape para um mundo repleto de corações, motivos floridos, diferentes texturas e, é claro, gatinhos.

Imagem: Google.

4. O Pequeno Príncipe Para Colorir (Maxx Figueiredo), da Universo dos Livros, é inspirado na obra clássica de Antoine de Saint-Exupéry, e traz um conjunto de lindas ilustrações que vão transportá-lo ao mundo maravilhoso do principezinho e sua visita à Terra.

5. O Livro de Estampas Para Colorir (Billy Waqar), da Saraiva, explora a criatividade através de ilustrações únicas que garantem horas de diversão e relaxamento. A editora também conta com O Livro Para Colorir Junto, que possui pares de figuras com diferentes temáticas para você colorir com um amigo. 

6. Arteterapia: Jardim Encantado (Sophie Leblanc), da Alaúde, apresenta universos diferentes e paisagens naturais para você reinventar conforme sua criatividade. Seja com lápis de cor, giz de cera ou canetinha, o importante é relaxar e soltar sua imaginação. 

7. Um Jardim de Cores (Sally Moret), da Gutenberg, é inspirado na beleza e na vitalidade da mãe natureza, celebrando assim as maravilhas do nosso ambiente natural. São ilustrações impressionantes, cheias de flores, jardins e muito mais. Ainda nesta editora encontramos O Livro do Sossego (Ariane Freitas), criado com o propósito de oferecer relaxamento, tranquilidade e prazer através das cores.

Imagem: Google.

8. Mandalas Mágicas 1 (Nina Corbi), da Vergara & Riba, traz a experiência de pintar algo transcendental, cujo conceito é a escuridão como provedora da vida. A ideia é que o leitor perceba que as mandalas transformam as energias negativas em positivas. 

9. Floresta Mágica Para Colorir, da Coquetel, estimula a criatividade e combate o estresse do dia a dia através de desenhos que envolvem plantas, flores, animais, além de imagens escondidas e outras tarefas, como completar um desenho ou criar uma poesia.

10. Mindfulness (Emma Farrarons), da Best Seller, é repleto de cenas belíssimas e padrões intrincados e sofisticados que convidam o leitor a meditar sobre uma obra de arte enquanto serenamente preenche as páginas com cores. 

--

É livro que não acaba mais. Por isso, fica aí as dicas para quem garante que a atividade relaxa e estimula a criatividade.


4 Comentários

  1. Acho muito legal essa onda de livros de colorir para adultos, Fran. E como são lindas as ilustrações! É uma pena que eu não possa aderir, pois teria que deixar algo de lado. Mas também não consigo deixar de pensar que por ter essa proposta terapêutica e estar fazendo tanto sucesso é porque tem muita gente estressada. [rs] Enfim, ótimo post. ^^

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. RSRSR Agora virou moda RSRrs eu tenho "Jardim secreto" e adoro <3
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho muita paciência pra colorir, mas realmente é uma atividade bem relaxante. hahaha <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Pois é Fran, antes desse lançamento da ed. Sextante eu nem sabia da existência desses livros. Achei interessante e penso que tudo que ocupa a mente de forma positiva vale a pena. Confesso que não é muito minha "praia" mas não tenho nada contra a quem gosta.
    Enfim gostei do seu post ele ficou bem completo. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!