Título: Lugares Escuros*
Autor: Gillian Flynn
Edição: 2/2015
Editora: Intrínseca
Páginas: 352
ISBN: 9788580575910
Nota: 4 de 5

SINOPSE: Libby Day tinha apenas sete anos quando testemunhou o brutal assassinato da mãe e das duas irmãs na fazenda da família. O acusado do crime foi seu irmão mais velho, Ben, que acabou condenado à prisão perpétua. Desde aquele dia, Libby passou a viver sem rumo. Uma vida paralisada no tempo, sem amigos, família ou trabalho. Mas, vinte e quatro anos depois, quando é procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão, Libby começa a se fazer as perguntas que até então nunca ousara formular. Será que a voz que ouviu naquela noite era mesmo a do irmão? Ben era considerado um desajustado na pequena cidade em que viviam, mas ele seria mesmo capaz de matar? Existiria algum segredo por trás daqueles assassinatos? Escrito com primor, Lugares Escuros não só mostra como a memória é passível de falhas, mas também evidencia as mentiras que uma criança pode contar a si mesma para superar um trauma.

Comentários:

Depois do incrível Garota Exemplar decidi que leria todos os livros da Gillian Flynn. Meio que depositei minha confiança na autora, por acreditar em sua capacidade de criar suspenses igualmente instigantes, mas distintos em suas particularidades. Felizmente minha teoria estava certa.

Lugares Escuros traz como foco o mistério do massacre da fazenda, cujas vítimas são Patty Day (32), Michelle Day (10) e Debby Day (9), mãe e filhas respectivamente. O principal suspeito e acusado é Ben Day, irmão mais velho de Libby Day, única sobrevivente e principal testemunha do crime.

A história dá início com Libby já adulta, aos 31 anos de idade (no ano do massacre, em 1985, ela tinha apenas 7 anos), sendo convidada por uma espécie de clã aficionado por crimes. Muitos deles acreditam verdadeiramente que Ben não foi o responsável pelos assassinatos, e por isso contam com a ajuda de Libby para solucionar esse enigma. Eles acreditam que ela fora coagida a dizer o que, na realidade, não presenciou.

Libby se vê em um beco sem saída, já que sua vida está um caos. Ela precisa de dinheiro mas ao mesmo tempo não quer fazer isso, reviver o passado. Para ela, não há dúvidas que Ben matou sua família. Ele nunca nem sequer contestou sua acusação; jamais fez algo para ser solto. Além disso, ela jura ter ouvido a voz dele no dia do massacre. Que prova maior que essa?

Mesmo relutante, ela integra ao grupo e decide investigar o que de fato aconteceu naquela noite, afinal, muitas coisas ainda não foram esclarecidas. Para tanto, o primeiro passo é visitar seu irmão na cadeia, mesmo nunca tendo feito isso antes. É dessa forma que Libby, aos poucos, irá tomar forças para descobrir sobre o seu passado, e, principalmente, sobre as mentiras na qual fora levada a viver por duas longas décadas.

Gillian Flynn intercala a trajetória detetivesca de Libby com flashbacks dos acontecimentos do dia dos crimes em capítulos ágeis, bem descritivos e cheios de direções diferentes. Somado a isso, sua ideia em envolver vários personagens, cenários e fatos em um enredo cujo foco é sólido desde o início, resultou em um suspense gradativo e com um desenvolvimento um tanto demorado.

Apesar disso, considero essas características importantes, especialmente pelos diversos elementos que surgem no meio de caminho. É um quebra-cabeças que faz do leitor um detetive, provavelmente ávido por pistas tanto quanto a Libby. Garanto que a curiosidade vai te deixar bastante nervoso(a), embora eu não tenha me surpreendido tanto quanto gostaria ao final. Inclusive, em partes, minhas suspeitas estavam certas.

Mas esses são somente detalhes que de forma alguma atrapalharam a minha satisfação em ler uma trama tão bem conduzida e inquietante. Flynn mostrou ser inteligente e perspicaz o bastante para a criar histórias diferentes, com personagens marcantes e bem construídos. Sua escrita é também outro ponto alto... a forma como ela descreve as situações, com acidez e ambição, é realmente empolgante e gratificante de se lê.

O livro está mais que recomendado. Talvez Libby não seja tão simpática quanto Amy Exemplar (entendedores entenderão... hahahahaha), mas garanto que vocês irão se entender e conduzirão, juntos, uma ótima investigação. E nada de sentir pena de Ben Day, amigos! Leiam e entendam o porquê.


*Cortesia cedida pela Editora Intrínseca

6 Comentários

  1. Olá!

    Não tive a oportunidade de ler nada da Gillian, mas esse me pareceu mais interessante que Garota Exemplar. Ótima resenha!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já andava ansiosa pra ler os livros da Flynn e agora fiquei ainda mais, Fran. Além da premissa ser bem instigante seus comentário sobre a investigação são de aguçar a curiosidade de qualquer um. Preciso desencalhar Garota Exemplar da minha estante logo e já partir para as outras obras da autora. Ótima resenha.

    Abraço!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Já quero ler (assim como Garota Exemplar que fiz a loucura de ver o filme antes de ler o livro). A temática dos livros da Gillian parecem ser incríveis, daquele tipo que prende o leitor em todas as páginas. Adicionado a lista de leitura :) Parabéns pela resenha, Fran.

    Blog: Cantina do Livro

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran,
    Estou louco para ler Lugares Escuros, visto que a Gillian Flynn é uma das minhas autoras preferidas. Só estou esperando a editora lançar o livro com a capa original.
    A autora sempre consegue fazer esses quebra-cabeças e atiçar a curiosidade do leitor. Lembro que tanto com Garota Exemplar, tanto com Objetos Cortantes, chegou um momento da leitura q simplesmente não conseguia parar. E espero ter essa mesma experiência com Lugares Escuros.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muito ansioso por essa leitura, Fran. Não quero nem ler mais coisas sobre o livro par anão arriscar pegar uma dica sobre o desfecho da história. Adorei a resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Fran amiga só lendo sua resenha já fiquei curiosa e com o coração na mão. Confesso que estou meio afastada desse estilo, mas gosto e já li muitos títulos mas esse parece ser uns dos melhores. Obrigada pela sugestão e parabéns pela leitura e pela resenha maravilhosa.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões !!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!