Título: Uma Curva no Tempo
Autor: Dani Atkins
Edição: 1
Editora: Arqueiro
Páginas: 256
ISBN: 9788580414134
Nota: 3,5 de 5

SINOPSE: A noite do acidente mudou tudo... agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... ou funciona?
A noite do acidente foi uma grande sorte... agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?

Comentários:

Uma Curva no Tempo, de Dani Atkins, foi feito para ser sentido. Pois é... nada de filosofias ou grandes reflexões. Aqui você irá encontrar uma trama que te prende pelo inesperado, pelo curioso e pela dualidade apresentada em um única história. Confesso pra vocês que o livro já me ganhou daí.

Rachel está prestes a ir a faculdade, mas antes que essa nova fase inicie, um trágico acidente envolvendo seus melhores amigos mudam totalmente o rumo da coisa: Jimmy, seu amigo de infância, morreu tentando salvá-la; seu namoro com Matt foi por água abaixo; seu sonho de cursar jornalismo é adiado; e seu sentimento de culpa acaba por afastar todos aqueles que um dia fizeram parte de sua vida.

Cinco anos depois, Rachel é apenas uma estranha em próprio apartamento. A culpa vive consumindo-a, e a infelicidade parece uma constante. Como se isso não bastasse, ela precisa voltar a sua antiga cidade para o casamento de Sarah, sua maior confidente na época de escola. Mas isso significa ter que reviver certas lembranças que a deixam melancólica e sem perspectivas de vida.

Nesta viagem um episódio curioso acontece: Rachel bate com a cabeça, acorda em um hospital, e lá percebe que tudo que aconteceu na sua vida nos últimos cinco anos, na realidade, não aconteceu. A verdade é que Rachel é noiva de Matt, trabalha como jornalista em uma revista de renome e que, bem, Jimmy não morreu.

Rachel se nega a crer que sua vida seja essa, e segue afirmando tudo que ela acredita ter vivido antes. Para os médico, isso não passa de uma amnésia, mas será mesmo? Nossa protagonista se vê numa luta para reconhecer sua vida atual, embora a anterior, por pior que seja, faça mais sentido. O que será que realmente aconteceu? Essa é, basicamente, a história que norteia o livro.

Dani Atkins tem uma escrita leve e consideravelmente atrativa. Porém, o que não me agradou muito foram os personagens, especialmente a Rachel (já que o livro é narrado em primeira pessoa). Ela é um mar de lamentações e melancolia, e personalidades assim costumam não me ganhar. Os outros, no geral, também não são muito convincentes e não se destacam. Pessoas fáceis de serem esquecidas, eu diria.

Outra coisa que me incomodou muito foi perceber que a autora acabou perdendo tempo demais tentando elaborar hipóteses na cabeça do leitor acerca dos mistérios que envolvem a trama. Isso, infelizmente, deixou um pouco de lado a verdadeira essência da história e o desenvolvimento dos próprios personagens. Gostaria que essa nova vida Rachel fosse melhor aproveitada, por exemplo.

Quero destacar ainda uma pequena observação sobre o desfecho e a 'resolução' do mistério. Para alguns foi totalmente previsível. Para mim, nem tanto. Sinceramente, nada me preparou para aquele final... foi rápido, cheio de surpresas, mas emocionante. Eu diria que este é o grande triunfo do livro... uma pena ter acontecido rápido demais.

Todas essas questões me fizeram pensar que, como um todo, o livro não foi o que eu esperava, mas cumpriu o papel de me entreter e de me fazer sentir (seja raiva, saudade ou tristeza). Portanto, recomendo, mas alerto para os que costumam ler livros do gênero... talvez neste vocês não se surpreenderão. E fica um alerta para quem não curte dramas, também. Mas se você costuma não se incomodar tanto com isso, a leitura valerá a pena.

Trecho:

"Fiquei ali na calçada e permiti que uma onda de lembranças me carregasse, um caleidoscópio de imagens incluindo todos aqueles anos. Ainda assim, ali não havia sombras escuras. Até cinco anos antes, esse era o único lar que eu conhecera e aquela casa representava as sensações de segurança e refúgio que haviam me escapado em todas as moradias que vieram depois. De pé na calçada, sentindo que o meu lugar ainda era ali, ao mesmo tempo em que estranhamente sabia que não era mais, tive uma pontada de nostalgia. E me dei conta, com um choque, que era a primeira vez que via a casa desde a noite do acidente." [P. 32-33]


2 Comentários

  1. Tinha curiosidade por esse livro, Fran. Porém, acho que me incomodaria com esses personagens pouco marcantes, por ser uma história que promete sentimentos e emoções é de se esperar o contrário. Mas você fez comentários pertinentes sobre a totalidade e acho que conferiria sim. Ótima resenha.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não sei se vc leu minha opinião sobre esse livro:
    http://leiturasvidaepaixoes.blogspot.com.br/2015/06/uma-curva-no-tempo-dani-atkins.html
    Gostei demais da narrativa da autora e fui fisgada pelo enredo, entendi a busca da protagonista. E o final para mim foi surpreendente, parei de ler e fiquei emocionada e pensando no pai dela =/ enfim para mim foi uma das melhores leitura do ano =)

    Foi ótimo saber sua opinião sobre essa leitura, parabéns pelo ótimo texto. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!