O Universo Literário completa hoje 5 anos! De presente estou me dando a oportunidade de recomeçar. Isso mesmo! Entenda...

Imagem: Google.

Quem acompanha o blog regularmente já deve ter lido a respeito do meu descontentamento em relação a uma série de coisas, seja sobre a frequência de posts, bloqueio criativo, falta de programação, ou pelo fato de não aderir com força certas ferramentas que tornam um blog popular (lê-se youtube e instagram). Isso e outras coisas já me deixaram sem ânimo para continuar, confesso.

Quem vivencia esse ofício sabe como o trabalho é árduo. Especialmente se você estiver sozinho(a) para planejar, ler, pesquisar, escrever, divulgar e atender seus visitantes. Não é nada fácil. Mas, ao mesmo tempo, é prazeroso. 

Tem coisa melhor do que receber elogios de pessoas que você nem conhece por um trabalho seu feito por prazer? Não, não tem. A sensação é espetacular, e, muitas vezes, é o que te motiva a seguir em frente e a persistir – mesmo que você não ganhe nada por isso. Comigo é exatamente assim.

Pensando nos benefícios, nas alegrias que obtive com este Universo, e em seu grande objetivo – o blog nasceu da vontade que eu tinha (e continuo tendo) em compartilhar as minhas experiências de leitura com outros leitores –, foi que resolvi: vamos recomeçar?

Para acabar com esse marasmo todo o primeiro passo é dar uma repaginada (começando pelo layout. Gostaram?). O blog é um hobby que amo de paixão. Acho que a minha perda de fôlego se deu porque, de certa forma, ele tem se tornado muito burocrático (ou quase). Talvez eu precise naturalizá-lo ainda mais.

Embora muito do que eu produza vá continuar, minha ideia é deixar esse cantinho cada vez mais parecido comigo, de modo que outros temas relacionados a literatura possam ser inseridos. Pretendo deixá-lo cada vez mais dinâmico, também. E espero que vocês, assim como eu, possam acompanhar e curtir essa nova fase.

Obrigada a todos que acompanham este blog querido, mesmo com seus altos e baixos. Agradeço também todo o apoio e incentivo. Sem essa energia boa eu não teria forças para seguir. E que venham outros recomeços, fases, anos... que tenhamos mais Universo Literário pela frente. 

Abraços,


5 Comentários

  1. Oi Fran,
    Acho que é normal todo blogueiro desanimar um pouco ao longo do tempo.
    E admiro mto quem consegue manter um blog sozinho, pq sei que eu nao conseguiria.
    Mas que bom que vc decidiu recomeçar.
    E novo layout ficou ótimo!
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olivia! <3 #parei Nossa, 5 anos já? O tempo voa, Fran, e posso dizer que admiro muito tudo que você fez e faz pelo UL. Vi esse seu cantinho nascer e fico maravilhada como você está sempre inovando. O novo layout tá lindo e te desejo ainda mais sucesso nesse recomeço. Parabéns!

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran!
    É como dizem: sempre é tempo de recomeçar! Espero de coração (e já te falei isso várias vezes) que você encontre motivação e mantenha o universo. Não se apegue muito as modas que em tese tornam os blogs populares... faça o que te agrada e te dar orgulho. Admiro muito seu trabalho aqui.
    Vida longa ao UL!!
    Beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oh amiga vc sabe o quanto gosto de vc e admiro o trabalho que vc faz. Também estou completando 5 anos de blogsfera e te entendo. Acredito que só aqueles que realmente amam moquei fazem conseguem superar todos os altos de baixos sem perder sua originalidade e diferencial. Desejo muito sucesso a vc nesse recomeço e vc já sabe, precisando de mim é só falar. Beijos amiga!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  5. Fraaan! Que bom que voltou! Vi seus comentários no Twitter a respeito do desânimo e tal.. É normal mesmo, eu já fiz hiatus umas 3x, é bom porque nesse tempo a gente recarrega as energias e continua melhor ainda!
    Que bom que o UL voltou e vamo que vamo! \o/

    http://quasedemanha.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!