Até o mês de abril a equipe de marketing da Editora Intrínseca irá visitar 20 cidades brasileiras. Além de oferecer um contato direto com os leitores, o objetivo da Turnê Intrínseca é levar informações exclusivas diretamente sobre os lançamentos e as novidades da editora.

Na última quinta-feira, 17, a turnê passou por Aracaju/SE. Coincidentemente, a cidade comemorava nesse dia o seu aniversário de 161 anos. Por conta disso, achei que não haveriam tantas pessoas, tendo em vista que estamos falando de um feriado e por isso muitas pessoas aproveitam para viajar. Porém, eu me enganei.

Só para vocês terem uma noção, as 250 senhas foram poucas para a quantidade de gente que compareceu – e é bom deixar claro que esse limite de participantes foi previamente avisado pela própria editora, já que o evento ocorreu em um auditório e essa era a quantidade de pessoas que lá cabia. Mesmo assim, quem chegou mais tarde e não consegui senha, com um pouquinho de insistência, acabou entrando e apreciando o evento como todo mundo (ainda que esses tenham sentado no chão).

Como um todo, foi tudo maravilhoso! A equipe que comandou o evento, composta pela Heloísa, a Ana e o Thiago, são super simpáticos e extrovertidos. Eles nos contaram sobre diversos livros legais que a editora pretende lançar no próximo semestre, além dos livros que já foram lançados neste início de ano e os que ainda estão por vir até o mês de junho. Rolou vários book trailers, trailers de adaptações e algumas dinâmicas na apresentação, o que deixou o ambiente bem descontraído.

Muitos de vocês não devem saber, mas eu acabei participando do evento como organizadora, com crachá de blogueira parceira e tudo (haha!). A editora fez o convite dias antes da turnê, aos seus parceiros, para darem uma força. E posso dizer que foi um enorme prazer! O mais legal é que isso me deu a chance de conhecer outras blogueiras daqui que até então eu não fazia ideia que existiam.


Ficar nos bastidores me fez presenciar algumas coisas que me chatearam um pouco, e eu não poderia deixar isso passar em branco. Lembram da história da senha? Pois é, quem não pegou senha, infelizmente, não pôde ganhar o brinde individual que foi entregue ao final do evento. Apenas as pessoas com senha, ou seja, os 250 primeiros, ganharam seus mimos. Isso porque cada cidade tem uma quantidade específica de senhas/brindes com base no espaço em que o evento foi/será realizado. Neste sentido, a editora priorizou conforto e organização.

O que me chateou não foi isso, mas sim o fato de que algumas pessoas saíram 'falando' (para não dizer 'se queixando') desse fato. Isso prova algo que eu já vinha pensando desde a época em que eu fazia parte da organização do clube do livro aqui de AJU: que muita gente só vai a eventos literários por conta dos brindes. Isso é lamentável, sinceramente. 

A editora teve o cuidado (e trabalho) de sair do seu estado para visitar lugares diferente, promovendo encontros que simbolizam uma tarde diferente com seus amigos leitores, ou até mesmo com gente que até então você não conhecia, para trocar uma vibração positiva do qual eu acredito que a leitura nos transmite. Isso demanda tempo, muita organização, gastos e uma atenção que nem toda empresa/editora oferece. 

Mesmo com tudo isso, ainda tem gente que briga por marcador de livro, ou sai se queixando só porque não levou um brinde... gente, por tão pouco! E todo o resto, não conta? Sinceramente, chega a ser desrespeitoso com quem se moveu de tão longe para promover algo tão bacana como é a turnê.

Gostaria de ressaltar que essas pequenas coisas não atrapalharam o evento em nada. Felizmente, a maioria da galera estava ali cultivando uma energia positiva, e foi muito bom sentir isso. Especialmente aqui em AJU, onde eventos do tipo quase não acontecem. A Turnê Intrínseca, por exemplo, já tem cinco anos de estrada, mas aqui este é apenas o segundo ano que acontece.

Após todo esse relato (e desabafo), gostaria de dizer que a Intrínseca está de parabéns! Foi tudo lindo e muito bem organizado. O mais legal de tudo, e é o que eu tiro como lição, é que eu pude conhecer melhor alguns livros que normalmente eu nem pensaria em ler. Além de conhecer pessoalmente algumas pessoas que compõem essa editora tão querida. Só isso já fez valer a pena.

Espero que a turnê de vocês seja tão bacana quanto a minha. Mas se a sua cidade não fará parte do roteiro deles, acompanhe a Intrínseca nas redes sociais (facebook - twitter - instagram - snapchat: ed.intrinseca). É tão divertido quanto!

Abraços,

2 Comentários

  1. Poxa, Fran... Realmente é uma pena que as pessoas façam picuinha por tão pouco. Poderiam ao menos imaginar que se existia um número de senhas também teria um número limitado de brindes né? Não vou negar que adoro brindes, mas nessa situação já ficaria muito feliz de participar do evento mesmo sem senha. Enfim, bom saber que apesar disso foi uma ótima experiência. Gostaria de poder ir, mas como será numa quinta-feira não vai dar. Ótimo post.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amiga adorei saber suas impressões desse evento, que Chic vc como blogueira parceira e organizadora.
    Confesso que sempre tem aqui em Recife e eu nunca vou, primeiro por não ter companhia e segundo porque não gosto desse "tumulto" "gritaria" e pessoas afoitas por brindes. Não me sinto bem!!! Não costumo ir a eventos assim, mesmo os da arqueiro que tem aqui na cidade (sobre romances de época ou fantasia) geralmente acontece longe da minha casa e ir sozinha é triste (eu só iria se fosse algo essencial). Mas enfim amei saber como é por dentro esse tipo de evento!!!
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!