Título: Depois de Você*
Autor: Jojo Moyes
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Páginas: 320
ISBN: 9788580578645
Nota: 3,5 de 5

SINOPSE: Em Depois de Você, Lou ainda enfrenta o luto. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la. 
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente. 

Comentários:

É importante deixar claro, antes de qualquer coisa, que a resenha deste livro pode trazer alguns (poucos) spoilers referentes a Como Eu Era Antes de Você. Portanto, permanecer com a leitura desse post ou não é uma decisão sua. Além disso, acho válido acrescentar uma coisa: Depois de Você não fora uma sequência planejada por Jojo Moyes. A ideia surgiu após vários apelos dos fãs da autora.

A história começa poucos meses após a morte de Will. Aqui, Lou está tentando seguir em frente, embora aquela velha sensação de fracasso e insegurança, além da falta de propósitos que presenciamos no início do livro anterior, permaneça. Isso acontece devido ao sentimento de culpa que, aliado ao luto, ela carrega para si, o que a frequentar um grupo de terapia.

Como se não bastasse, alguém do passo de Will aparece em sua vida de uma hora para outra, virando tudo de pernas para o ar. Com isso, Lou passa a ter responsabilidades que não deveriam ser dela, bagunçando ainda mais seu cotidiano e suas emoções. Além disso, ela precisa voltar a entrar em contato com a família Traynor, fazendo-a voltar ainda mais no passado.

Como Eu Era Antes de Você é um livro espetacular e muito emocionante. Mas ele foi projetado para ser um livro único. Obviamente, isso gerou um excesso de expectativas em relação a sequência, embora muitas pessoas, e eu me incluo nesse grupo, se tenham se preocupado bastante com isso (ficando com um pé atrás). Ainda assim, eu encarei a leitura às cegas e livre de qualquer ansiedade.

O que pesou na minha avaliação não foi o fato de Depois de Você não superar o brilhante desenvolvimento do seu sucessor, mas sim o fato de que muita coisa me irritou em meio a leitura. A primeira delas foi o personagem (misterioso) que aparece de paraquedas na vida de Lou. Essa personalidade (extremamente irritante e inconsequente, devo acrescentar) não só roubou a cena como também trouxe muito do Will de volta. Fato que resultou numa série de acontecimentos totalmente fora do comum (alguns até forçados), embora tenham contribuído para o amadurecimento pessoal de Louisa. 

Por outro lado, coisas legais e divertidas também ocorrem, e os grandes responsáveis disso são a família de Lou. Apesar de não estarem morando próximo a ela, eles têm uma participação frequente na trama. Outra coisa bacana que acontece na vida de Lou é o Sam. Aliás, esse é outro personagem que cruza sua vida de uma forma bem inusitada, e que acaba oferecendo de forma bem natural uma amizade frutífera e bem importante para ela, especialmente nessa fase de recomeço. É certo que irá surgir um interesse por parte de Sam, mas seguir em frente parece complicado demais e ela não sabe se está preparada para isso.

Neste livro encontramos o caminho para a reconstrução de uma personagem que precisa se reerguer. No entanto, isso parece difícil diante dos fatos que surgem. Talvez eu tenha me surpreendido demais com o que aconteceu, e por isso a impressão que tive de algumas coisas não foi muito boa. De qualquer forma, esses aspectos fazem parte da pessoa que Lou se tornou e de sua tentativa de seguir em frente.

Apesar de tudo, acredito que Jojo encontrou um final adequado para Lou (mesmo que eu tenha ficado curiosa sobre uma coisa que acabou ficando em aberto... mas tá, não precisa fazer uma nova continuação não, ok? Haha!). Eu, pelo menos, me senti satisfeita e bem bem feliz porque tudo acabou bem, mesmo que as decisões da personagem tenham deixando uma ideia contrária durante a leitura.

Depois de Você é um livro bom, escrito por uma autora competente que eu muito admiro. Sua escrita continua impecável e ela sabe como agradar mesmo quando tudo pode dar errado. Agora cabe a nós sermos capazes de nos adaptar com esta nova experiência e aceitá-la mesmo com alguns desagrados. Portanto, se você leu Como Eu Era Antes de Você, não deixe de conferir sua continuação.


*Cortesia cedida pela Editora Intrínseca. 



3 Comentários

  1. Pois é, Fran... Quando uma trama (seja livro ou filme) é projetada para ser algo único de repente ganha uma sequência nem sempre o resultado é espetacular. Mas pelo visto o resultado até que foi satisfatório. Tenho que conferir os dois logo. Ótima resenha.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu postei essa semana, uma resenha sobre esse livro no meu blog... Minha opinião é bem parecida com a sua e por isso, eu amei sua resenha. É muito bom encontrar alguém que me entendeu. Hahaha <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente, eu nao lerei esse livro.
    O primeiro livro mexeu demais comigo, me deixou com uma ressaca literária tremenda e no final pra sair um segundo livro eu achava quase impossivel acontecer algo.
    Um dia eu leio, mas Depois de Você vai apodrecer na estante por um bom tempo

    Beijos

    http://shadabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!