Título: Baía da Esperança*
Autor: Jojo Moyes
Edição: 3
Editora: Intrínseca
Páginas: 301
ISBN: 9788580578737
Nota: 3,5 de 5

SINOPSE: Liza nunca conseguiu fugir do passado. Mas nas praias paradisíacas da encantadora comunidade de Silver Bay ela ao menos encontrou a liberdade e a segurança que procurava, se não para ela, mas para a sua filha pequena Hannah. Isso até Mike Dormer se hospedar no hotel que Liza administra com a tia. Ele é um perfeito cavalheiro inglês, com roupas elegantes e olhar sério, porém pode significar o fim de tudo que Liza trabalhou arduamente para proteger: não apenas o negócio da família e o lugar que tanto gosta, mas principalmente a convicção de que ela nunca amaria nem seria digna de amor outra vez. 

Comentários: 

Geralmente, temos a tendência a conferir todos os trabalhos de escritores que nos surpreendem em um primeiro contato. É por isso que Jojo Moyes é uma das autoras cujos livros mais aparecem por aqui. Antes de finalizar A Última Carta de Amor eu já previa que seus demais trabalhos entrariam para a minha lista de leituras. O mais proveitoso disso é poder ir constatando seus altos e baixos.

Neste livro, Miker Dormer saiu da Inglaterra com destino à Austrália para uma missão: conhecer e analisar a comunidade de Silver Bay para a construção de um luxuoso resort. Lá ele se hospeda no antigo hotel Baía da Esperança, próximo às belas praias paradisíacas da região, onde acaba ficando até finalizar o relatório necessário.

Nesse lugar, encontramos as três personagens mais importantes da trama: Kathleen (uma senhora, proprietária do Baía da Esperança), Liza (uma mulher de vida sofrida, sobrinha de Kath) e Hannah (uma garotinha, filha de Liza). Elas representam as três gerações do hotel, que também se destaca no enredo como um personagem vivo e repleto de histórias.

De início, tudo o que importa para Mike são os resultados de sua pesquisa, sua ascensão profissional e o lucro nos negócios. Mas, aos poucos, a pacata região e seus moradores vão mostrando a ele que existem coisas ainda mais importantes que isso. E daí vocês podem imaginar o que irá acontecer... ele tentará reverter seus planos, porém, será um pouco tarde para isso. Ou será que não?

Em paralelo temos um mistério que envolve a Liza, refletido em sua cautela e tristeza constantes. Durante toda a trama o leitor é conduzido a imaginar o que de fato aconteceu em seu passado, quais segredos ela guarda, e porquê ela e a filha não podem sair da região. Só próximo ao desfecho ficamos sabendo que se trata de algo bastante perturbador, e que tem a ver com uma criança.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista de vários personagens. Isso não seria prejudicial se a autora não tivesse optado por alternar as capitulações excessivamente. Para mim, a leitura acabou ficando um pouco cansativa, especialmente no início, onde as descrições são um tanto exaustivas. Além disso, os personagens não conquistam facilmente (exceto a pequena Hannah), e a história, em alguns pontos, é um pouco previsível.

Outra aspecto que vale destacar é o romance. Se você pretende pegar esse livro acreditando encontrar um romance fofo e natural, como em Como Eu Era Antes de Você, ou algo mais arrebatador, como em A Garota Que Você Deixou Para Traz, pode parar. Aqui existe romance, sim. Mas esse está longe de ser mágico ou incrivelmente apaixonante, além de acabar ficando em segundo plano.

Apesar disso, a escrita de Jojo é sempre muito intensa. E o enredo, de forma geral, é cheio de momentos marcantes e não deixa a desejar. As partes finais, por exemplo, são excepcionais, embora um pouco angustiantes. Ainda assim, tem certa leveza, reflete as diversas faces do amor, e mostra que podemos seguir em frente, mesmo que às vezes alguns traumas demorem a curar.

Esse não é o melhor livro da Jojo. É até um pouco clichê. Mas, levando em consideração que essa é uma das primeiras obras da autora, eu adorei a experiência. Principalmente quando notei desde então sua evolução e amadurecimento. Portanto, esse é um livro bom para ler sem grandes expectativas. Apesar dos pesares, ele irá te surpreender! 

*Cortesia cedida pela Editora Intrínseca.


3 Comentários

  1. Realmente ler toda a bibliografia de um autor é um bom modo avaliar o amadurecimento de sua escrita, Fran. E o e curioso é que as vezes isso pode nos fazer pensar que se tivéssemos conhecido tal autor por uma de suas primeiras obras talvez não déssemos outra chance. Do mesmo modo que você não curtiu tanto esse, mas serviu para constatar a evolução de Jojo. Enfim, fiquei muito curiosa para saber porque Liza e Hannah não podem sair do local. Só por isso já leria. [rs] De qualquer modo, logo conhecerei a narrativa da autora. ^_^ Ótima resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir

  2. Amiga confesso que ainda não li nada dessa autora, mas tenho A última carta de amor. Lembro que quando comprei fui pela capa, acho tão linda e convidativa. Mas com o passar do tempo todos começaram a falar dela e acabei ficando com medo de me decepcionar. Mas confio tanto em sua opinião que vou me jogar no segundo semestre, prometo.
    Quando lia você dizer que a pousada acaba sendo um personagem na história lembrei de Um novo amanhã da Nora Roberts, li esse mês e amei.
    Excesso de descrição e personagens que não conquistam realmente incomodam, passei por algo semelhante a pouco e foi estranho não me identificar nem torcer por ninguém. Não sei se você passou por isso.
    Pensei que ele fosse mais romântico, que pena que fica em segundo plano. Mas como você mesma falou vale a pena ler pela mensagem em si da história. Gostei de saber sua opinião sobre a leitura amiga. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran!
    Você bem sabe como eu sou suspeita para assuntos de Jojo kkkk e quando vi sua avaliação no Skoob fiquei bastante preocupada. Mas entendi perfeitamente os pontos que pesaram na sua avaliação. Acho que no nosso caso e no de quem já leu outros livros da autora... ficamos com a expectativa lá em cima e isso pode prejudicar até a leitura.
    Essa coisa do romance em segundo plano e da narração alternada me lembrou um pouco Um Mais Um; que no início me causou estranheza mas depois eu curti kk

    beijos
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!