Título: Simon vs. a Agenda Homo Sapiens*
Autor: Becky Albertalli
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
ISBN: 9788580578928
Nota: 4 de 5

SINOPSE: Simon tem dezesseis anos e é gay, mas ninguém sabe. Sair ou não do armário é um drama que ele prefere deixar para depois. Tudo muda quando Martin, o bobão da escola, descobre uma troca de e-mails entre Simon e um garoto misterioso que se identifica como Blue e que a cada dia faz o coração de Simon bater mais forte. Mas quando Martin começa a chantageá-lo, seu segredo poderá cair na boca de todos. Pior: sua relação com Blue poderá chegar ao fim, antes mesmo de começar.
Agora, o adolescente avesso a mudanças precisará encontrar uma forma de sair de sua zona de conforto e dar uma chance à felicidade ao lado do menino mais encantador que ele já conheceu.

Comentários:

Simon vs. a Agenda Homo Sapiens, de Becky Albertalli, é um YA que trata com bastante naturalidade a delicada tarefa de amadurecer. E esse é, basicamente, o principal intuito da trama: mostrar alguns reflexos das mudanças e dos dilemas pelos quais todos precisamos enfrentar para encontrarmos a nós mesmos. E para nos tornarmos quem nós realmente somos.

Simon é um adolescente que, assim como tantos outros, ainda não conseguiu externar para o mundo que é gay. Sair do armário parece algo complicado demais para ele, difícil de se explicar e talvez até um pouco constrangedor. Isso até um garoto misterioso Simon só sabe que ele estuda em sua escola), conhecido apenas como Blue, aparecer em sua vida e mudar um pouco o rumo das coisas.

A amizade dos garotos, apesar de virtual, vai se tornando séria e fundamental no processo de amadurecimento de ambos. Isso reflete no incentivo que um vai dando ao outro no que diz respeito a dar o próximo passo, a tentar manter a naturalidade das coisas (afinal ser gay não precisa ser um bicho de sete cabeças), a se expressar melhor com seus familiares e amigos, dentre outras coisas.

Esse vínculo vai crescendo por meio de uma série de diálogos compartilhados em meio a momentos da vida pessoal de cada um, através de e-mails anônimos para que a identidade deles não seja comprometida. Mas tudo parece estar preste a mudar quando Martin, um outro garoto da escola, acaba descobrindo a troca de mensagens entre os dois. O resultado é uma chantagem que acaba atrapalhando a confiança que Simon tenta construir para si próprio com a ajuda de Blue.

É em um clima de possíveis desavenças, de pressão psicológica e pela busca do amor perfeito, que embarcamos na complicada vida de um adolescente que só deseja ser quem ele é. Mas não é só isso. Simon vs. a Agenda Homo Sapiens também transmite, surpreendentemente, muitas coisas boas para um tema tão delicado como este. Existem ótimos exemplos de aceitação entre amigos e familiares, por exemplo, o que deixa a leitura bem incrível.

Além disso, duas outras coisas deixaram o livro bastante atrativo. A primeira delas é, sem dúvidas, o dinamismo da história. A linguagem da autora é tão boa que tudo parece muito real; e os diálogos são extremamente verossímeis. É impossível não se envolver. [...] E a segunda é o desenvolvimento dado aos personagens secundários, apesar de alguns deles se mostraram apático demais e sem muita personalidade. Vejo essa atenção como algo que deu um um tom muito mais real à obra.

Ademais, gostaria de acrescentar que, apesar de abordar um tema sério que envolvam questões como preconceito e bullying, Becky Albertalli preferiu deixar a história mais leve. Isso pode ser positivo ou negativo, e isso só depende da percepção de cada leitor.

O positivo seria porque, no meu ponto de vista, o livro nos dá certa esperança frente a um comportamento que infelizmente ainda não ocorre 100%, isto é, assuntos como esse devem ser lidados com mais respeito; as pessoas precisam ser mais respeitadas. E o negativo seria justamente por isso, porque a trama pode ser perfeitamente vista como fantasiosa demais, com fatos que na prática estão longe de ocorrer, já que ela é politicamente correta demais.

Portanto, temos em pauta um assunto difícil, ainda assim abordado de forma leve e um tanto medrosa, mas que entretém e diverte bastante. O desfecho é bem bacana, fofinho e te fará suspirar. Acredito que, como um todo, o livro conquista por ser diferente do que estamos acostumados a ler a respeito. E, ah, a identidade de Blue é desvendada, sim. Fique tranquilo(a)! 

Logo, fica aqui a recomendação. Leia e tire suas próprias conclusões.


*Cortesia cedida pela Editora Intrínseca. 


2 Comentários

  1. Quando leio sinopses de livros assim costumo ficar ao mesmo tempo interessada e com um pé atrás, Fran. Isso porque penso sim que assuntos como esse devem ser refletidos e debatidos, só que, por outro lado, muitos desses acabam sendo meio caricatos. Mas quando você mencionou Simon vs. a Agenda Homo Sapiens na postagem sobre os livros que te chamaram atenção na Turnê Intrínseca fiquei mais confiante, e esses seus comentários me deixaram realmente curiosa. Agora sobre a questão que você levantou, penso que é bom tratar assuntos como esse com leveza pois mostra que o "peso" das situações na forma como lidamos com elas. Mas enfim, cada um pensa de um jeito. Ótima resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!