Segundo e último post da retrospectiva literária 2016.  Só lembrando que a ideia, além de mostrar um pouco do que eu conferi em 2016, é fazer com que você reflita sobre o que foi bom, o que não foi, sobre o que faltou... Agora vamos que vamos, porque o ano tá acabando...

Imagem: Ilustração.

5 - Conhecido esse ano (autor): Haruki Murakami
Eu o conheci através de um dos seus mais famosos contos: Sono. Tive uma excelente primeira impressão com a escrita ágil, sem floreios, e completamente real e instigante do Murakami. Mal posso esperar para ler a trilogia do qual ele intitula de 1Q84. A trama promete abordar mistérios que desafiam os limites do real.

6 - Personagem mais marcante do ano: Anne Frank e Malala Yousafzai
As meninas mais inspiradoras do meu ano foram Anne e Malala, sem dúvida. E o mais incrível disso é que elas são personagens reais, o que me faz pensar que o mundo ainda conta com pessoas singulares, de personalidade forte e que acreditam numa vida melhor e mais digna. Elas são marcantes por isso, por exporem o seu redor com tanta simplicidade e intensidade ao mesmo tempo, mas, sobretudo, por suas histórias de vida... e cada detalhe por ser muito bem apreciado em seus respectivos livros. Vale muito a pena!

7 - Mais esperado do ano: As Cores da Vida (Kristin Hannah)
Foi um dos mais aguardados, sem dúvidas, porque KH é atualmente minha autora favorita. Preciso dizer mais alguma coisa? Haha! Fico sempre muito ansiosa quando alguma editora anuncia que vai lançar uma nova obra dela. Só que, mesmo muito ansiosa, eu resolvi guardar reservar esse livro para 2017, para ser minha primeira leitura do ano (fiz isso para poupar meu coração, pois só este ano li três livros dela, haha)... aliás, isso já virou tradição por aqui, começar o ano com Kristin Hannah.

8 - Gênero mais lido do ano: Drama e Romance
Li vários gêneros esse ano. Porém, os mais queridinhos foram romance e, especialmente, drama.


Gostou da retrospectiva? 
Apesar de simples, creio que os itens ajudam a pensar em coisas novas para o próximo ano.
No próximo post eu conto quais foram os melhores livros lidos em 2016.
Abraços!


Um Comentário

  1. Já disse e repito: Muito legal esse tipo de retrospectiva, Fran. Realmente nos faz refletir de forma mais profunda sobre o que lemos. Os meus acho que ficariam assim:

    Autor que conheci: Andy Weir e Clare Vanderpool
    Personagem marcante: Malala Yousafzai e Elsie Q
    Mais esperado: Winter
    Gênero mais lido: Ficção científica e drama

    Adorei essa retrospectiva e agora que ver seus favoritos do ano. :) Ótimo post.

    Beijos!
    Portal Andar de Cima

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!