2017, finalmente! Essa transição de um ano para o outro é tão legal! A gente faz novas metas, nos dispomos a fazer novos desafios, separamos coisas novas para ler... é tudo muito empolgante, ao mesmo para mim. E é para dividir minhas energias positivas com você em relação ao nosso ano novo, que aqui estou. Tenho certeza que 2017 será bem produtivo no quesito leitura, para todos nós.

Pensando nisso tudo, antes do ano romper, fui à procura de alguns novos desafios de leitura (prefiro isso à ideia de separar 10 ou 12 livros para ler durante o ano. Comigo isso não funciona...). E, com a ajuda de algumas amigas, achei vários bem legais. Mas sempre havia algo que fugia da minha realidade ou gosto. Por essas e outras decidi não participar de nenhum, e, ao invés disso, criar minhas próprias metas pessoais. 

Elas são bem simples, mas são suficientes para mim, por hora. A partir disso poderei ir criando novos projetos de leitura ao longo do ano, que é algo que me anima e me fez conhecer coisas novas. Além de ser algo que eu levo a sério e me sinta determinada a cumprir.

Enfim, vamos às minhas (humildes) metas para 2017...

Imagem/Fonte: Google.

1º Ler quatro clássico, sendo pelo menos um da literatura brasileira
Para essa meta eu escolhi Os Miseráveis, de Victor Hugo, do qual farei um projeto de leitura que irá se estender durante todo o primeiro semestre do ano (comento melhor sobre isso no próximo post); Marame Bovary, de Gustave Flaubert; Capitães da Areia, de Jorge Amado; e o último provavelmente será Dom Casmurro, de Machado de Assis (o que seria uma releitura, na verdade)... ainda estou vendo essa possibilidade.

2º Ler dois livros do Stephen King, no mínimo
Tem vários livros do autor que eu quero ler, por isso ainda não defini muito bem os dessa meta. Mas com certeza um deles será Joyland. Alguém aqui gostaria de sugerir outro livro dele?

3º Ler dois livros de Agatha Christie, no mínimo
Esse quesito é equivalente ao anterior. Sei com toda a certeza que um dos livros será E Não Sobrou Nenhum, pois este eu tenho vontade de ler há anos (nem sei porquê ainda não o li), mas o outro ainda estou na dúvida. Quem sabe eu leia até mais de dois? Agatha Christie nunca é demais.

4º Dar prioridade aos livros da minha estante
Tenho cerca de 29 livros não lidos em minha estante. Por isso a prioridade em desafios e projetos que forem surgindo são para com os livros que tenho aqui. Além disso, só poderei comprar um novo livro a cada cinco lidos. Infelizmente (ou não) eles acabam se acumulando porque eu leio muito em ebook. Portanto, essa meta vai me ajudar a não acumula muitos livros físicos e a exercitar o autocontrole.

5º Ler 50 livros
Essa é a minha meta quantitativa anual há pelo menos três anos. Sempre consigo cumpri-la, e espero que o mesmo ocorra em 2017.


É isso aí. Bem simples, não é!? Mas a sensação se estar mais livre esse ano me deixa mais tranquila e aberta às leituras que eu realmente estou com vontade de fazer. Isso vai de cada um...
E por falar nisso, já estabeleceu suas metas? Me conte mais a respeito...

Desejo que seu 2017 seja um ano mágico de leitura, super produtivo e especial.
Abraços!


2 Comentários

  1. Quando crescer quero ser igual a você.

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas metas, Fran. Muito melhores do que todos aqueles desafios que vimos. Acabei apenas selecionando uns livros que tenho mesmo, e vou ler a biografia do Walt Disney um pouco a cada vez que termino um livro. E pretendo ao menos ler a mesma quantidade de 2016. Coincidentemente estou com dois livros do King pra ler, À Espera de um Milagre e Sobre a Escrita. E como eu que te indiquei Joyland, espero que goste. :) Ótimo post.

    Beijos!
    Portal Andar de Cima

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!