Olá à todos os bookaholics!

Bem, como eu disse em um dos posts passados, vocês iriam observar algumas mudancinhas. A coluna das Citações semanais agora será postada toda quarta-feira do mês.

Hoje exponho aqui um trechinho do livro de Fernando Pessoa, O Livro do Desassossego, com o semi-heterônimo Bernardo Soares, os quais já falei muito por aqui. Por ser uma obra magnifíca e por ser de autoria do maior poeta da língua portuguesa, sempre é bom lembrá-lo ^^
Você pode encontrar mais informações sobre a obra e as biografias aqui ;)

287.

"Adoramos a perfeição, porque a não podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é o desumano, porque o humano é imperfeito.
O ódio surdo ao paraíso - o desejo como o da pobre infeliz de [que] houvesse campo no céu. Sim, não são os êxtases do abstracto, nem as maravilhas do absoluto que podem encantar uma alma que sente: são os lares e as encostas dos montes, as ilhas verdes nos mares azuis, os caminhos através de árvores e as largas horas de repouso nas quintas ancestrais, ainda que as nunca tenhamos. Se não houver terra no céu, mais vale não haver céu. Seja então tudo o nada, e acabe o romance que não tinha enredo.
Para poder obter a perfeição fora precisa uma frieza de fora do homem e não haveria então coração de homem com que amar a própria perfeição.
Pasmamos, adorando, da tensão para o perfeito dos grandes artistas. Amamos a sua aproximação do perfeito, porém a amamos porque é só aproximação."

Algo bem reflexivo, não? Magnifíca obra :)

Deixem comentários, pessoal... E fiquem à vontade para lerem o link exposto no corpo do texto...

Um grande beijo a todos ;*

2 Comentários

  1. Isa, estou estudando onde cita sobre Fernando Pessoa, e caso, sempre lembro daqui *-*

    E é mesmo bem reflexivo o trecho ..

    Beijos:*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita ao meu blog =)

    Muito legal a sua citação!!!
    Pois é o perfeito é sempre desejado por estar longe. Moral da história as pessoas não se conformam com o que tem e sempre querem o que não podem ter =/ faz parte do humano. Cabe a cada um lutar conta isso =)
    bjinhos e sucesso!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!