Olá, pessoal!

Hoje eu vim com mais uma indicação, só que desta vez, diferente. Quis trazer uma espécie de lista de livros da literatura francesa.
Sou muito suspeita pra indicar, pois, pra quem não sabe, estou prestando vestibular para o curso de Letras e pretendo fazer como língua o francês, que pra mim é uma linda língua e recheada de ótimas obras!
A literatura francesa é uma das mais influentes de todo o mundo. Foi lá que começaram a surgir as grandes escolas de literatura e de onde provém escritores como Victor Hugo, Paul Valéry, Gustave Flaubert, Marcel Proust e meu amado Albert Camus (biografia dele aqui).


Bem, vamos aos livros? Separei três para vocês ;)


O Estrangeiro - Albert Camus

"Hoje morreu a minha mãe. Ou talvez ontem, não sei bem. Recebi um telegrama do asilo:
'Sua mãe falecida: Enterro amanhã. Sentidos pêsames'.
Isto não quer dizer nada. Talvez tenha sido ontem."
- Um dos clássicos do meu autor preferido (com resenha aqui), O Estrangeiro fez com que Camus ganhasse o prêmio Nobel de Literatura em 1957.
Com uma história simples e ao mesmo tempo crítica, consegue se tornar um clássico também para quem lê.



Madame Bovary - Gustave Flaubert


"...A loucura assaltava-a, teve medo e chegou a controlar-se, mas confusamente, é verdade; pois não lembrava a causa de seu horrível estado, isto é, a questão do dinheiro. Sofria somente em seu amor e sentia sua alma abandoná-la com aquela lembrança, como os feridos, ao agonizar, sentem a existência esvair-se por sua chaga que sangra."
O romance de Gustave Flaubert foi a obra que deu origem ao Realismo e que é baseada em fatos da vida real. A história retrata a infidelidade de Emma para com Charles Bovary, seu marido, sendo esse o motivo que levou o autor a condenação por insultar a moral e os costumes da época. Uma narrativa tão bem aclamada durante gerações merece nossa conferida ;)

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

"—Tu és ainda para mim um garoto igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim ÚNICO no mundo. E eu serei para ti única no mundo..."
Esse clássico não poderia faltar! "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"... É com essa frase que o livro ganhou o mundo, com tradução para diversas línguas e conquistando a todos os públicos com lições maravilhosas e passagens sensacionais! Leitura mais que recomendada e obrigatória :D

E aí, galera? O que acharam das indicações?

Grande abraço aos leitores queridos ;)

6 Comentários

  1. Literatura francesa, Isabella! Que indicação boa! Eu ando com uma vontade grande de me reaproximar dos clássicos universais, mas estava mais focado nas obras russas e inglesas. Já ouvi dezenas de comentários acerca de Madame Bovary, por exemplo, mas nunca cheguei a folhear o livro... Juro para você que tentarei ler pelo menos uma obra de origem francesa em 2012. "O Estrangeiro" parece uma ótima pedida, tanto pela sua predileção em relação ao autor quanto pelo trecho destacado. Surpreendentemente, "O pequeno príncipe" não me interessa :-( Já tentei fazer uma leitura completa do clássico de Saint-Exupéry, mas acabei não sendo atingido pelo tal encanto que a história supostamente tem... Triste =/

    Grande beijo!
    Livros, letras e metas

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Dessas eu conheço e tenho o super clássico
    Pequeno príncipe, que ate vou começar a reler
    Mas gostei de conhecer as demais obras

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não li muitos autores franceses, mas amei todos que li.
    Alexandre Dumas por exemplo é um gênio e eu amoooo!
    Também acho o francês um idioma lindo, estou aprendendo um pouco num curso on line, não é muito difícil estou me entendendo melhor do que com o inglês principalmente na pronuncia.

    ResponderExcluir
  4. Isa,

    Literatura Francesa é uma indicação muito válida, muito válida mesmo. Eu, entretanto, assim como a Adriana, li um pouco de Dumas, de sua fase bem romântica e Antoine de Saint-Exupéry, claro.

    Também tenho vontade de ler "Madame Bovary", para conhecer profundamente as raízes do Realismo Literário. E Émile Zola, com "Germinal".

    Acho que o mais interessante da Literatura Francesa, é que ela é a matriz de muitas outras. A Literatura Brasileira segue os moldes da irmã europeia, até pela própria Academia Brasileira de Letras.

    Oi, Andressa!

    Tive meu primeiro contato com as histórias de Sherlock Holmes através de contos, depois li "Um Estudo em Vermelho" e "O Vale da Morte", se não me falha a memória. São todos livros muito interessantes, com crimes cruéis e muito mistério.

    Ainda assim, vou lhe dizer que prefiro Agatha Christie. O suspense contido nos livros dela não está em lugares tão distantes, como nas sociedades secretas de Conan Doyle, mas entre as pessoas mais próximas das vítimas, o que torna tudo mais intrigante e próximo da realidade.

    Postagem bem interessante!

    Beijinhos,
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca vi alguém indicando literatura francesa. Super legal da sua parte! :) Eu já tinha ouvido falar de "Madame Bovary" , mas nunca tive curiosidade de lê-lo. Acredita que eu nunca li Pequeno Príncipe"? Mas eu conheço o livro desde a primeir avez que vi o filme. :) Eu nunca o li, porque quando meus pais me deram o livro, eu não tinha curiosidade pela leitura, o que graças a Deus isso foi mudado na minha cabeça. HUAHUA.
    Eu simplesmente adorei o post e as indicações! Parabéns por essa iniciativa! :)
    Beijos ;*

    Ana Carolina
    http://loucospor-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post.Ainda não tinha visto em nenhum blog indicação de leitura francesa.Gostei muito. Já li o Pequeno Principe,e é realmente lindo ! Fiquei curiosa para ler O Estrangeiro,parece ótimo.
    Obrigada pelas dicas e adorei seu blog.
    beijos (:
    http://prateleiradesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!