Na última quarta-feira, dia 30, foi comemorado o dia nacional das histórias em quadrinhos. Considero o HQ um suporte fantástico que se classifica como um ótimo aliado no que se refere à hábito de leitura e habilidade de interpretação. Aposto que os quadrinhos fizeram parte da infância da maioria de nós, por exemplo. Talvez mais frequente para alguns, e nem tanto para outros, em todo caso, porém, eles se fizeram presentes.

Foto ilustração. (Fonte: google)

Lendo alguns artigos que tratam o suporte de uma forma mais séria e técnica, me deparei com uma classificação bem interessante. São categorias que apresentam os diversos caminhos que uma HQ pode trilhar fora de sua comercialização em bancas. Uma análise muito bem pensada, devo dizer. Gostaria, portanto, de compartilhar com vocês, apenas a título de curiosidade. Então vejamos...

  • QUADRINHOS DE INFORMAÇÃO EMPRESARIAL: Toda empresa necessita de um projeto de comunicação interna. Informações de organização, implantação de novos sistemas internos, Cipa (cuidados com acidentes do trabalho), projeto social da empresa e todo tipo de tema necessário. A linguagem dos quadrinhos é a mais significativa em estímulo à leitura. Atinge todo tipo de funcionário. Do mais simples ao diretor da empresa.
  • QUADRINHOS PARA SERVIÇO PÚBLICO: As empresas governamentais procuram implantar campanhas de saúde, de educação, de cunho social e outras informações que, geralmente, são distribuídas para a população mais carente.
  • QUADRINHOS PARA A ÁREA PUBLICITÁRIA: Campanhas de empresas direcionadas para os jovens e crianças são acompanhadas de personagens e historinhas que explicam sobre o produto à venda ou, simplesmente, buscam agregar valor ao produto. Campanhas em jornais e revistas também se utilizam de personagens de quadrinhos já conhecidos ou criados especificamente para esse fim.
  • QUADRINHOS PARADIDÁTICOS: São adaptações de livros famosos, biografias de personagens da história e textos diversos do currículo escolar desenvolvidas nessa linguagem.
  • QUADRINHOS JORNALÍSTICOS: Jornalistas que desejam publicar sua matéria em quadrinhos, como Joe Sacco, autor que criou uma série de reportagens quadrinizadas de suas andanças por guerras e locais de conflito.
  • QUADRINHOS TERAPÊUTICOS: Profissionais da psiquiatria e psicanálise podem desenvolver criação de quadrinhos em grupo como terapia de aproximação e entendimento de amigos, familiares e comunidades.
  • QUADRINHOS RELIGIOSOS: Várias publicações já foram produzidas para catequizar ou simplesmente difundir a vida de santos, crenças, seitas e grandes personagens religiosos, geralmente para buscar o interesse do público jovem e infantil.
  • QUADRINHOS NO DESIGN E DECORAÇÃO: A rica linguagem das HQs - com as onomatopeias, balões, grafismos de ação e personagens famosos - são inspiração constante para utilidades domésticas, decoração de ambientes e formas de design inovadoras e bem-humoradas.
  • QUADRINHOS NO CINEMA: Atualmente toda a parte de pré-produção, com desenhos de roupas, personagens e ambientes, é desenvolvida com desenhos para que o roteiro seja todo quadrinizado nos planos e na forma que o diretor de imagem deseja. O diretor de cinema Alfred Hitchcock já utilizava a quadrinização em cenas como a do filme ''Os Pássaros'', na década de 60. Os grandes filmes de heróis dos quadrinhos é que ainda levam multidões aos cinemas.

Isso é o que eu chamo de poder, hein? (rs) E olha que essas são apenas algumas das possibilidades da aplicação dos quadrinhos nas mais diversas áreas de atuação profissional. Enfim... espero que tenham gostado.



~*~

Gostaria ainda de aproveitar a oportunidade para divulgar o resultado da nossa singela promoção de 2 anos de blog. Agradeço a participação de todos, bem como os recadinhos carinhosos, tanto aqui no Universo como nas redes sociais. Meu muito obrigada!

E a vencedora foi...
a Dayane, do blog 'Conversando com a Lua'...  (:  parabéns! 


Entraremos em contato contigo para o envio dos marcadores + e-books.  :D
E é isso aê, pessoal. Até mais!  :*

16 Comentários

  1. Muito interessante essa análise sobre as várias utilidades dos quadrinhos. Me deu uma saudade de lê-los...

    ResponderExcluir
  2. Apesar de gostar de quadrinhos, não costumo ler frequentemente. Entre um quadrinho e um livro, fico sempre com o livro. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  3. Interessante o post sobre os quadrinhos. Gostei dos Quadrinhos no Cinema e Design e Decoração, é tão inspirador!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post informativo! Mas para mim, que sou ignorante, tudo continua o mesmo! rs
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu gosto de quadrinhos, mas quase nunca leio. Sempre leio livros mesmo. Mas adorei saber um pouco mais sobre os tipos...
    Parabéns à ganhadora!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  6. Olá flor! Aiii nem sabia de tanta curiosidade sobre os quadrinhos. Ameiii, mas não gosto muito ler. Aliás...prefiro os livros mesmo. Olha...Parabéns para a sortuda que ganhou a promo.Eu visito o blog dela e adorooo!^^
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  7. Olá Francielle!
    Puxa, dia das HQs... Eu sabia que ele existia, inclusive, até tentei memorizar o dia pra poder lembrar depois e comemorar, já que eu sou uma amante das Histórias em Quadrinhos, mas acabei esquecendo... ¬¬'

    Enfim, espero mesmo que possamos continuar trocando mensagens e afins por mais esse ano no blog, no Face, e etc... ^^

    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  8. Não costumo ler HQ
    Antes lia a turma da Mônica
    Mas é um ótimo começo para iniciar o gosto literario

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ahistória dos quadrinho é mt show...
    http://anamenires.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu ganhei um sorteio? :o
    Nossa eu sou tão azarada nisso que quando ganho mal acredito direito kkkkkk
    Adoooooorei demais ♥.♥
    Já já vou enviar o e-mail com os dados que você me pediu >.<
    E quando eu era pequena eu amava quadrinhos >.<
    Beijinhos
    conversando-com-a-lua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já respondi seu e-mail, Dayane. Obrigada pela resposta imediata. E parabéns mais uma vez. (:

      Um abraço!

      Excluir
  11. Oii, tudo bom?
    Que legal, não sabia que existia o dia das histórias em quadrinho! hahaha
    Não costumo ler HQ, mas meu namorado adooora, então até entendo isso hahaha
    Muito legal a quantidade de HQ's diferentes que existem, nem imaginava.
    Adorei o post!!

    Beijoss
    Thaís - Instinto de Leitura

    ResponderExcluir
  12. Amava quando era criança e meu namorado ainda é apaixonado, principalmente pela Marvel. Li um livro em quadrinhos a pouco tempo, e foi uma experiencia interessante.

    ResponderExcluir
  13. Lia quadrinho quando eu era pequeno, mas agora não mais rsrss

    Beijos.
    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. comecei com HQ
    AQUELAS da marvel e dc comics

    hoje nem turma da monica as crianças leem
    uma pena mesmo
    saudade, até hoje quadrinhos me divertem

    ResponderExcluir
  15. Gosto de quadrinhos *-
    Novos posts em:
    http://maybe-i-smiled.blogspot.com.br/
    http://dicionario-feminino.blogspot.com.br/
    Não deixe de conferir!
    Fique com Deus, boa semana *-*

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!