Título: Uma Vida no Escuro
Autor: Anna Lyndsey
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Páginas: 248
ISBN: 9788580578829
Nota: 4 de 5

SINOPSE: Com uma carreira consolidada e um apartamento recém-comprado em Londres, parecia que a única preocupação de Anna Lyndsey seria a manutenção de seu padrão de vida. No entanto, o que começou como um desconforto diante da tela do computador revelou-se uma grave sensibilidade a qualquer fonte de luz. Em pouco tempo, trabalhar tornou-se inviável, e mesmo atividades corriqueiras passaram a causar dores lancinantes. Conforme os sintomas foram se agravando, ela precisou abrir mão de qualquer plano futuro.

Comentários:

Anna Lyndsey é o pseudônimo de uma jovem funcionária pública, que, graças a uma doença rara, precisou levar uma vida aparentemente impossível. Uma Vida no Escuro é o seu relato para o mundo, sobre o seu quadro médico e sobre a forma como ela conduz seus dias na escuridão.

Tudo começou em 2005, quando a autora percebeu ter certa sensibilidade à luz, especialmente a da tela do computador. Notando uma piora, reflexo de manchas avermelhadas e muita ardência em seu rosto, Anna procurou um médico para investigar o problema. Após uma série de consultas frustradas, ela enfim descobriu estar com dermatite seborreica fotossensível.

O tratamento que supostamente ajudaria foi um fracasso. Na realidade, acabou agravando ainda mais seu quadro clínico, fazendo com que todo seu corpo acabasse respondendo também a hipersensibilidade. Isso a levou a viver confinada em meio a escuridão total, até chegar ao ponto de ter que deixar o emprego e abdicar sua vida social.

No geral, a obra traz um relato honesto de Anna sobre seus dias na escuridão. Ela comenta todo o processo de adaptação a sua nova rotina, suas descobertas sobre os níveis de sensibilidade à luz que ela adquire com o tempo, seus meios de distração e, especialmente, seus pensamentos e anseios em relação a sua nova vida. 

Anna fala ainda como as pessoas lidam com o seu problema (amigos, familiares e namorado), e de que forma ela precisa conviver com isso (lê-se compressão – ou a falta dela – e possíveis afastamentos por parte de alguns). Assuntos como depressão e suicídio também são abordados (não é de se admirar que uma pessoa nessa condição pense sobre essas coisas).

Esse livro nada mais é do que uma autobiografia, que se destaca por ser peculiar em sua escrita, além de muito clara. Isso sem contar na estrutura das capitulações, que me chamaram muita atenção desde os títulos. Não há uma cronologia exata, mas tudo vai sendo relatado a medida em que a autora vê necessidade. Ademais, diálogos e quadro explicativos que ilustram os pensamento da autora também compõem o livro. Mas nada é confuso ou desconexo.

Os relatos de Anna fazem o leitor se perguntar o que faria a vida continuar valendo a pena. No entando, e apesar de tudo, ela nos mostra meios de afastar os pensamentos deprimentes através de suas descobertas e pequenas conquistas. É por meio do contato com o mundo externo restrito à família, ao namorado e às raras visitas, que ela aprende a valorizar mesmo com sua sensibilidade.

Eu recomendo o livro para quem gosta de autobiografias; ou para quem procura histórias diferentes, de pessoas não tão conhecidas, mas que possuem muita importância para o mundo através de suas histórias de vida. Vale muito a pena também para os curiosos e/ou interessados no assunto. Esse é um livro impactante e real, sobre novas perspectivas e resistência. Indico!


4 Comentários

  1. Estava em dúvida sobre esse livro justamente pela questão da escrita, Fran. Pois autobiografias tem esse porém, a pessoa pode ter uma história incrível mas não ter tanta desenvoltura para contá-la. Mas seus comentários mostraram que é um livro maravilhoso em vários aspectos. Vou procurar ler. Ótima resenha.

    Beijos!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Francielle, tudo bem?
    Esse livro parece ser uma historia bem interessante. Que desafio viver no escuro hein? Se eu achar por aqui vou ler. bjiimm

    www.colorindoavidaa.com
    FAN PAGE

    ResponderExcluir
  3. Nossa amiga fiquei com medo, não sabia que essa doença existia. Coitada dessa mulher, pelo que entendi ela praticamente vivi dentre de "uma bolha", ela é sensível a qualquer tipo de luz!!??? Ela não pode sair nem a noite!!!??? Caramba fiquei curiosa para saber como é a vida dela, o que ela faz!!??? Realmente deve ser uma barra psicológica, até porque ela não nasceu assim ela desenvolveu.
    Gostei da resenha e como você mesma falou é uma leitura diferente do habitual e acredito que faça o leitor valorizar o que tem (muitos reclamam de tudo).
    Enfim parabéns pela leitura e amei a dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!