Título: Surpreendente*
Autor: Maurício Gomyde
Edição: 1
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
ISBN: 9788580578089
Nota: 3 de 5

SINOPSE: Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, e que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora na periferia, Pedro planeja seu próximo filme - a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração.
A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem, feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

Comentários:

Surpreendente é o sexto romance publicado pelo autor paulista Maurício Gomyde. O livro foi lançado em 2015 pela Editora Intrínseca, e trouxe consigo muitas expectativas positivas por se tratar de uma trama jovem, com muitas referências à cultura pop, e por ter uma história aparentemente empolgante. Mas fica apenas no ‘aparentemente’ mesmo.

Nosso personagem principal é o Pedro, um rapaz de 25 anos, recém-formado em audiovisual, que sonha ganhar o maior prêmio do cinema brasileiro, o Cacau de Ouro. Enquanto esse dia não chega, ele se ocupa trabalhando em roteiros para seus futuros filmes, além de comandar o último cineclube de São Paulo e uma videolocadora localizada na periferia.

Por conta de um acidente, Pedro descobre que seu problema de visão, que até então havia estacionado, começa a se agravar de repente. Isso o deixa deprimido e bastante inseguro em relação aos seus sonhos, fazendo-o entrar numa crise que o afasta de seus amigos, de seus pais (que, aliás, estão se separando), e de todo o resto, como se nada fizesse mais sentido em sua vida.

Por insistência dos amigos, que tentam tirar Pedro dessa deprê a qualquer custo, ele resolve sair em viagem rumo a Goiás para filmar, sem compromisso, coisas que aparecem pelo caminho. Seria uma viagem para espairecer… até ele descobrir um segredo de família que o deixa ainda mais transtornado, especialmente por ter relação com a sua identidade e origem.

Maurício Gomyde escreve muito bem, o que faz a leitura ser extremamente fluida. Além disso, o livro traz inúmeras referências a músicas e filmes, o que torna tudo mais agradável. Porém, todo o resto é muito fraco: personagens sem personalidade; narrativa com vários elementos não muito bem desenvolvidos; dramatização constante e exagerada; e relacionamento adulto infantilizado. Isso sem contar que muita coisa é previsível e clichê.

Outro ponto negativo é a forma como o autor decidiu apresentar seus personagens, principalmente o Pedro. Durante toda a leitura a impressão que tive é que ele era um pré-adolescente, e não um homem de 25 anos. Tudo bem que idade não é sinônimo de maturidade, mas suas atitudes e reações me irritaram constantemente (seja em relação a cegueira, seja no relacionamento com seus amigos, seja frente ao segredo que ele descobre). Isso não me fez criar ligação alguma com ele. Aliás, por nenhum dos jovens dessa história.

De modo geral, confesso que eu esperava bem mais. Há tantos temas interessantes pincelados, mas a abordagem realmente não me agradou. O que faz Surpreendente não ser exatamente surpreendente. É apenas um entretenimento que irá despertar no leitor certos pensamentos sobre algumas questões da vida – mas essa reflexão fica por conta de cada um, pois a obra não se apropria disso. Ou ainda, um passatempo vez ou outra divertido, de leitura rápida e dinâmica.

Ainda assim, tenho a curiosidade de conferir outra trama idealizada por Gomyde. Para quem ainda não sabe, ele também escreveu Dias Melhores pra Sempre, O Mundo de Vidro, Ainda Não te Disse Nada, O Rosto que Precede o Sonho, e A Máquina de Contar Histórias. Quem quiser conferir mais sobre o seu trabalho, basta acessar www.mauriciogomyde.com.

*Resenha publicada originalmente no Portal Andar de Cima


Um Comentário

  1. Acho que fiquei um tanto espantada com teus comentários, Fran. A premissa do livro é interessante e todo mundo fala tão bem do Gomyde que eu realmente esperava algo melhor. Mas talvez seja problema desse livro né? Vi muitos elogios sobre A Máquina de Contar Histórias, então quem sabe? Sei que por esse não começo. Enfim, ótima resenha.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!