Olá, blogueiros!

Trago hoje para vocês a biografia de um dos grandes mestres não só do Modernismo, mas também da Literatura Portuguesa. É claro que falamos de Fernando Pessoa, um grande sábio.
Um poeta mexicano ao falar sobre Pessoa, afirma: “os poetas não têm biografia. Sua obra é sua biografia [...] nada em sua vida é surpreendente - nada, exceto seus poemas.”
O poeta fez de seu cotidiano modesto algo lindamente filosófico criando heterônimos, "outras vidas", para que então pudesse expressar seus outros "eus" existentes dentro de si. Assim ele explicou:

"Por qualquer motivo temperamental que me não proponho analisar, nem importa que analise, construí dentro de mim várias personagens distintas entre si e de mim, personagens essas a que atribuí poemas vários que não são como eu, nos meus sentimentos e idéias, os escreveria.
Assim têm estes poemas de Caeiro, os de Ricardo Reis e os de Álvaro de Campos que ser considerados. Não há que buscar em quaisquer deles ideias ou sentimentos meus, pois muitos deles exprimem idéias que não aceito, sentimentos que nunca tive. Há simplesmente que os ler como estão, que é aliás como se deve ler."


Mas vamos ver onde tudo começou...


No dia 13 de Junho de 1888 nasce Fernando António Nogueira Pessoa em Lisboa, filho de Maria Madalena Pinheiro Nogueira e de Joaquim de Seabra Pessoa.

Sua juventude é passada em Lisboa até os acontecimentos das mortes de seu pai e seu irmão, Jorge, respectivamente.
Sua mãe conhece o cônsul de Portugal em Durban e o levam para uma viagem à África do Sul. Vive por lá entre 1896 e 1905. Com essa vivência é que Pessoa se coloca em contato com grandes autores de língua inglesa e passa a ter uma influência decisiva no seu nível cultural e intelectual.

Volta a Portugal com a intenção de cursar Letras, aos 17 anos. Vive primeiramente com uma tia e depois com a avó paterna. Acabou por frequentar muito pouco o curso e se guia somente através do seu enorme conhecimento acerca da língua inglesa, onde passa a trabalhar com diversos escritórios em Lisboa em questões de correspondência comercial.

Ophélia Queirós foi uma paixão confessa a qual teve uma relação forte, intensa, porém, muitas das vezes, distante. Talvez Ophélia fora a única mulher a conhecer seu lado menos melancólico e menos enigmático.

Foi o grande prosador do Modernismo (Futurismo em Portugal) e obtinha sucesso com suas expressões por ele mesmo e por seus heterônimos. Os mais famosos são: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Bernardo Soares é um tipo particular de heteronímia, sendo considerado pelo criador um "semi-heterónimo". Pessoa teve várias participações literárias em diversos veículos de sua época: Athena, Presença, Orpheu, Centauro, Portugal Futurista, Contemporânea, Exílio, A Águia, Gládio.

"O seu percurso intelectual dificilmente se descreve em poucas linhas. É sobretudo o relato de uma, grande viagem de descoberta, à procura de algo divino mas sempre desconhecido. Essa procura efectuou-a Pessoa com recurso a todas as armas - metafísicas, religiosas, racionalistas - mas sem ter chegado a uma conclusão definitiva, enfim exclamando que todos os caminhos são verdadeiros e que o que é preciso é navegar (no mundo das ideias)."

Nos últimos anos de sua vida desencadeiam-se várias decepções por projetos não realizados, nem ao menos parcialmente. Desespera-se ao não ver resultado em seus esforços. Foi-se antes que soubesse ao menos o início da sua realização e a importância do que nos deixaria de legado.

Fernando Pessoa falece a 30 de Novembro de 1935, motivado por uma crise hepática por consumir muito álcool durante anos. No centenário de seu nascimento seus restos mortais passaram do Cemitério dos Prazeres para o Mosteiro dos Jerónimos em Belém.
Em vida foi publicado apenas o livro Mensagem, um grande poema épico.

Em minhas próximas postagens falarei também das biografias de seus heterônimos, além de suas características literárias ;)

4 Comentários

  1. É muito boom saber das biografias de vários literários ;)
    Beijos:*
    Natalia.
    http://musicaselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adoro modernismo, adoro esse cara eu sempre busco ler tudo dele e a respeito dele. Quando é que vai rolar sorteio?

    ResponderExcluir
  3. Fernando Pessoa é um autor clássico
    E é legal saber que tem uma biografia dele
    É sempre bom conhecer mais
    Apesar de suas poesias tambem falarem muito
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ah, ADORO esses posts que você faz sobre autores. Confesso que nunca li nada do Fernando Pessoa, sou meia atrasada na questão de clássicos, porém espero ler em breve.

    Beijos&beijos
    Book is life

    ResponderExcluir

Boas sugestões e opiniões construtivas são sempre bem-vindas. Obrigada por sua visita!