A escolha da data se deve a transferência da primeira biblioteca do Brasil no ano de 1810, que funcionava em pequenas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na cidade do Rio de Janeiro. A partir daí ela passou a ser chamada de Biblioteca Nacional do Livro.
De antemão, o acervo bibliográfico era constituído por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, entre outros. Todo o material foi disponibilizado pela Real Biblioteca Portuguesa, que requeria de autorização prévia para a consulta do material.
Curiosidades:
- O primeiro livro publicado no Brasil foi ''Marília de Dirceu'', escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura.
- Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Pica-pau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.
Fonte: Brasil Escola
Celebremos o dia nacional do livro, assim como toda sua história e evolução em terras brasileiras. Um viva também aos autores nacionais, as editoras e a todos que compõe esse círculo literário tão gostoso do qual fazemos parte.
"Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim, sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça na imaginação!"
(Por: Lívia Loureiro)
Oi Fran,
ResponderExcluirNão sabia que a data tinha sido escolhida por causa da transferência da primeira biblioteca do brasil.
Para todos os bookaholics de plantão é uma data especial e merece ser comemorada.
Abraço,
Alê
alemdacontracapa.blogspot.com
Ontem foi Dia do Livro e nem peguei um nas mãos. Mas era dia de review, ossos do ofício. Pelo menos é o ano em que mais tenho lido.
ResponderExcluirAbraço!
http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/
Fran, adorei a homenagem! Eu realmente não sabia que era o Dia Nacional do Livro (mas ultimamente eu só sei dos feriados). Isso é tão importante! Ainda bem que sigo seu blog.
ResponderExcluirSucesso!
Uma das mais dignas datas comemorativas do Brasil :)
ResponderExcluirMuito interessante essa história, tinha esquecido desse fato \o/
ResponderExcluirEsse dia precisa ser mais divulgado e festejado. Quem sabe eventos em bibliotecas e livrarias e claro descontos em livros!!!
Enfim adorei o post!!!
Leituras, vida e paixões!!!